A nova iluminação cênica implantada pela Prefeitura de Curitiba no Largo Baden Powell, também conhecido como Praça do Escoteiro, no Rebouças, deixou o local mais bonito. A iluminação do largo, na confluência das avenidas Sete Setembro e Affonso Camargo com a Rua Mariano Torres, bem próximo da Rodoferroviária – complementa as obras de requalificação no entorno do Mercado Municipal, entregues à população em março pelo prefeito Rafael Greca.
Inaugurado em 1969, o largo homenageia com o nome o fundador do Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, nascido em Londres, na Inglaterra, em 1857.
A ação da Prefeitura foi preservar e destacar o patrimônio cultural e turístico da cidade a partir do efeito da iluminação especial, com contraste de cores e jogo de luzes e sombras.
“Mais um belo espaço da nossa cidade é contemplado com iluminação cênica, para que, banhado com a luz dos Pinhais, seja sempre preservado e valorizado pelos que aqui moram e pelos que nos visitam”, diz o prefeito Rafael Greca.
Projeto luminotécnico
Com 20 projetores embutidos no piso, em tecnologia LED, que iluminam com maior eficiência e menor consumo energético, o projeto luminotécnico foi cuidadosamente elaborado para realçar os elementos arquitetônicos e simbólicos da praça.
Foram utilizados 16 projetores com temperatura de cor quente (amarelo), para iluminar as quatro esculturas de sete metros de altura feitas com feixes de bambus. Outros quatro equipamentos com temperatura de cor neutra e fria (branca) foram usados para destacar as esculturas localizadas no centro do conjunto iluminado. Além do busto de Powell, o largo abriga a obra “O escoteiro e a gralha azul”, do escultor Elvo Benito Gama.
Iluminação sustentável
Anteriormente, o monumento era iluminado com oito projetores de alto rendimento de 250W e agora é com 20 equipamentos de 15W.
“Estamos iluminando de forma mais adequada e gerando uma economia de 85% no consumo de energia. De forma sustentável usamos a iluminação cênica para preservar e destacar mais um monumento da cidade”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Rosto da Cidade
A iniciativa faz parte do programa Rosto da Cidade, promovido pela Prefeitura para valorizar edificações históricas por meio de obras de restauro e de projetos de iluminação cênica de destaque. Com essa, são 82 os lugares públicos com iluminação cênica na cidade.
O destaque na arquitetura na praça usando a luz foi o segundo projeto de iluminação cênica da cidade a partir da parceria público privada com a empresa Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. O acompanhamento e a fiscalização do serviço foram feitos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Outros 58 espaços relevantes da cidade serão contemplados com iluminação cênica, ao longo dos próximos anos.