Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança alimentar

Nova horta urbana de Curitiba é entregue na CIC e vai beneficiar 250 pessoas

94ª horta urbana de Curitiba é entregue na CIC e vai beneficiar 250 pessoas. Curitiba, 12/08/2020. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

 

Curitiba ganhou, nesta quarta-feira (12/8), sua 94ª horta urbana com apoio da Prefeitura. Antes abandonado, o terreno de 6,9 mil metros quadros, na região da Vila Augusta, na CIC, agora está repleto de canteiros com mudas de hortaliças e temperos.

Na primeira fase da Horta Augusta B, são 52 produtores urbanos envolvidos diretamente no cultivo, beneficiando 250 pessoas da comunidade. 

As hortas urbanas da capital, que têm apoio técnico da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, se espalham por terrenos comunitários, escolas, asilos e casas de recuperação. 

A nova horta urbana da capital é uma parceria da Prefeitura, Copel e Associação de Amigos e Moradores do Augusta B e Associação Martas e Marias.

"Este é um trabalho conjunto dos moradores do bairro, responsáveis pelo plantio e manejo; da Copel, que cedeu o terreno por onde passam linhões de energia; e do município, que auxiliou no preparo dos canteiros, forneceu mudas e manterá o apoio técnico", obsevou o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, durante inauguração do espaço.

A Horta Augusta B está localizada na Rua Dr. Plinio de Mattos Pessoa, em frente ao número 200, na CIC.

De acordo com o gerente de Gestão Socioambiental da Copel, Luciano Bragança, a implantação da Horta Augusta B vai facilitar o trabalho de manutenção das linhas e diminuir os impactos ambientais nessas áreas, decorrentes do crescimento urbano.

"Além disso, a comunidade passa a ter uma fonte alimentar gratuita e de qualidade e maior segurança devido à ocupação correta da área, muitas vezes mal utilizada", ponderou. 

Antiga reivindicação 

O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Augusta B, Juarez Alves Ferreira, contou que a implantação da horta comunitária na região é uma antiga reivindicação da comunidade.

"Há mais de 15 anos temos pedido uma horta e a Prefeitura nos ajudou a transformar um terreno repleto de lixo em um espaço cheio de comida saudável", afirmou ele. 

A dona de casa Neuza Rita Ferreira Cruz, 66 anos, acredita que o plantio das hortaliças na nova horta da CIC deve ajudar a melhorar a qualidade da alimentação das famílias  da região.

"Também deve permitir que a gente reduza os gastos com verduras e legumes", avalia ela. 

Orgulhoso de seu canteiro, aposentado João Camargo de Maio, 67 anos, garantiu que as verduras e legumes colhidos na horta também serão divididos com outros moradores do bairro.

“Planto para minha família, mas também vou doar para os vizinhos que pedirem”, revelou ele.