Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tecnologia agrícola

Nova fábrica da Horsch significa empregos e crescimento para Curitiba, diz Greca

Prefeito Rafael Greca participa da inauguração da nova fabrica da Horsch no Brasil na Cidade Industrial de Curitiba. Curitiba, 14/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Horsch do Brasil inaugurou na noite de quinta-feira (13/4) uma nova fábrica em Curitiba. O grupo multinacional alemão de tecnologia agrícola investiu 60 milhões de euros na nova unidade, que gera 350 empregos diretos e cerca de 1.000 indiretos.

A inauguração foi realizada nas dependências da empresa na CIC e teve a participação do prefeito Rafael Greca, dos executivos Philip Horsch (CEO global da Horsch) e de Rodrigo Duck (CEO da Horsch Brasil), além de diretores e funcionários da organização.

“O meu coração de prefeito se enche de gratidão por estar participando dessa inauguração. Nós somos de uma terra de semeadores, nosso avós são semeadores e agora vemos nascer aqui na nossa Curitiba essa moderna fábrica de implementos agrícolas”, comemorou Greca.

Greca entregou aos executivos da Horsch um exemplar do livro Paranismo, lançado como parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba, obra de autoria do professor e crítico de arte carioca José Roberto Teixeira Leite sobre o movimento cultural surgido no começo do século 20 para valorizar as raízes do Paraná.

O prefeito também fez menção aos movimentos migratórios do povo alemão (nacionalidade) do grupo, citando as marcas deixadas na colonização do bairro Boqueirão e na Colônia Witmarsun. Greca também ficou impressionado com a perspectiva de crescimento da Horsch no Brasil, o que trará impactos muito positivos para Curitiba.

“Eu ouvi do CEO global da Horsch a promessa de que a fábrica de Curitiba será a maior unidade do grupo. Eu fico feliz porque isso significa prosperidade, empregos e crescimento para Curitiba”, disse Greca.


Crescimento

O CEO global da Horsch, Philip Horsch, disse que o grupo está ampliando a presença no mundo e no Brasil e isso é resultado do processo de trabalho que faz a organização se interessar por tudo o que o agricultor necessita para o manejo do solo, plantio, pulverização e adubação.

“Pela primeira vez, tudo indica que este ano vamos superar o faturamento de 1 bilhão de euros. Vejam vocês que há 20 anos, nosso faturamento era de 25 milhões de euros”, disse. 

Nessa estratégia de crescimento, a unidade de Curitiba tem um papel muito importante.

“Esta fábrica que acabamos de inaugurar está no segundo maior mercado, ficando atrás apenas da Alemanha. Nesse ritmo, em curto espaço de tempo Curitiba se tornará a maior fábrica mundial do grupo”, garantiu Horsch.

O CEO da Horsch Brasil, Rodrigo Duck, disse que a materialização da fábrica de Curitiba representa a materialização de um sonho, movido pela fé e paixão pela agricultura.

“A gente não imaginava que essa ideia fosse cruzar os oceanos e desembarcar aqui no Brasil. Obrigado por acreditarem em nosso país. A implantação dessa fábrica é a semente que transformará o agronegócio da América do Sul”, disse.

Horsch no mundo

A Horsch é uma multinacional alemã, líder global de tecnologia agrícola inovadora e soluções modernas para o cultivo do solo, a semeadura e a proteção de plantas. O grupo é formado por sete unidades fabris com aproximadamente 1.400 colaboradores nos países onde atua.

A Horsch do Brasil foi fundada em 2015, em Curitiba, inicialmente no bairro Campo de Santana para desenvolver produtos para o mercado brasileiro.

O grupo foi criado na Alemanha em 1984 e a empresa controladora é a Horsch Holding SE. Pertencentes à mesma estrutura, estão também as empresas Horsch Maschinen GmbH e Horsch LEEB Application Systems GmbH, ambas com sede na Alemanha.

Presenças

Participaram também do evento os executivos da empresa Tobias Janzen (diretor financeiro), Stefan Vorwerk (diretor industrial), Fábio Martins (presidente da Associação das Concessionárias Horsch no Brasil) e Traugott Horsch (sócio-diretor Horsch Global); os vereadores Marcelo Fachinello, Tico Kuzma, Mauro Bobato e Rodrigo Reis; o presidente da Associação das Empresa da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), Alaídes Francisco de Oliveira; o presidente da Curitiba S/A, Marcelo Linhares Freshe; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; os administradores regionais Rafael Keiji (CIC) e Rafaela Lupion (Matriz); além de funcionários da Horsch Brasil.
 

Em alta