O programa Asfalto no Saibro está chegando à sétima etapa de obras. O lançamento da nova fase, que garantirá à cidade mais 18.743 metros de bom pavimento onde antes havia saibro, buracos, poeira e lama, foi feito nesta sexta-feira (18/8) pelo prefeito Rafael Greca, durante vistoria às obras da Rua Manoel Miguel Alves Filho, no Umbará (Regional Bairro Novo).
O programa Asfalto no Saibro leva asfalto às ruas de pavimento primário, além de infraestrutura de drenagem com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. Esta nova fase vai contemplar 72 ruas em 25 bairros localizados em oito administrações regionais.
“Estamos começando a sétima etapa do nosso programa Asfalto no Saibro nesta Rua Manoel Miguel Alves Filho, que atravessa a Nicola Pellanda, em frente da Igreja de São Sebastião. É só o começo porque faremos muitas ruas no Umbará e em toda a cidade”, disse Greca.
Aos moradores e comerciantes que foram ao seu encontro, o prefeito falou da meta de assegurar melhor pavimento em todas as ruas de saibro regularizadas em Curitiba até o fim da gestão, em 2024.
Todo o trabalho é supervisionado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Lotes de obras
As obras desta estapa estão segmentadas em sete lotes, sendo que quatro deles estão com contratos licitados, ordens de serviço assinadas e equipes de trabalho mobilizadas. Os três lotes restantes estão em processo de licitação.
O investimento nos sete lotes será de aproximadamente R$ 75 milhões.
Além de transformar ruas antes sem infraestrutura em vias seguras e confortáveis, o programa é importante para aquecer a economia local. A estimativa é que as obras gerem cerca de 460 empregos diretos e indiretos.
Bairros contemplados
Serão contempladas ruas dos bairros Riviera, Cidade Industrial, Vila Izabel, Seminário, Campo Comprido, Cajuru, Lamenha Pequena, Fazendinha, Umbará, Caximba, Campo de Santana, Tatuquara, Tingui, Bairro Alto, Bacacheri, Atuba, Tarumã, Capão da Imbuia, Abranches, Cachoeira, Santa Cândida, Xaxim, Boqueirão, Augusta e Santa Felicidade.
Umbará
A inclusão das ruas no programa é motivo de grande entusiasmo nos bairros contemplados. Um exemplo pode ser visto na Rua Manoel Miguel Alves Filho, onde a melhoria cobrirá 742 metros entre as ruas Nicola Pellanda e José Odenir Camargo.
O aposentado Carlos Pilato enfrenta há sete décadas os inconvenientes de residir em uma via de saibro, motivo pelo qual parou as atividades do dia para acompanhar o início dos serviços.
"Essa é uma via de ligação, os caminhões passam levantando a poeira que toma conta de toda a rua, mas que bom que isso tem data para acabar. Uma alegria ver a obra começar", contou Pilato.
Na saída da escola, um grupo de estudantes de turmas do ensino médio do Colégio Estadual São Sebastião foi até o prefeito para conversar e contar da satisfação pela melhoria na via e nas demais que serão contempladas no bairro.
Demandas da população
Lançado em 2018 pelo prefeito Rafael Greca como resposta direta às demandas frequentes da população por melhorias nas vias, o programa Asfalto Novo já se expandiu por quase 100 km de ruas em bairros das dez administrações regionais.
Nas seis primeiras etapas do programa, 513 ruas em 45 bairros foram beneficiadas, com algumas áreas recebendo melhorias em múltiplos trechos, somando um total de 513 intervenções e 112.800 metros de vias asfaltadas.
A inclusão de vias no programa ocorre por meio de solicitações dos cidadãos feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que realiza consultas públicas para envolver a comunidade na decisão do planejamento urbano.
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca a importância dessas ações.
"São intervenções que estão transformando a paisagem de Curitiba, trazendo uma qualidade de vida para todos, especialmente para aqueles que vivem nas áreas mais remotas da cidade. Asfalto e drenagem mudam o dia a dia das famílias que passam a viver com mais dignidade”,disse Rodrigues.
Acompanharam a vistoria técnica o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; os vereadores Mauro Bobato e Beto Moraes; e o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; os engenheiros fiscais da Smop Loris Almir Probst Filho e Luiz Felipe Plefh; e engenheiros da empresa Dezembro, contratada a partir de licitação pública para execução dos serviços na via.
Destaques do programa
O investimento nos sete lotes de obras desta etapa será de aproximadamente R$ 75 milhões.
- Sétima etapa: 18.743 metros de nova pavimentação.
- Obras em 72 ruas, 25 bairros, em 8 administrações regionais.
- Desde 2018: 112.800 metros de vias asfaltadas.
- Obras em 513 ruas, 45 bairros desde 2018.
- 535 intervenções executadas (em algumas vias mais de um trecho contemplado) desde o início.