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Audiência pública

Nova Arthur Bernardes terá maior mobilidade urbana e preservação de áreas verdes

Audiência pública para apresentar a revisão e os ajustes do projeto do Novo Inter 2 na altura da Avenida Arthur Bernardes. Curitiba, 15/04/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Prefeitura de Curitiba promoveu, na noite desta terça-feira (15/4), uma audiência pública para apresentar aos moradores dos bairros Santa Quitéria, Vila Izabel, Portão e Seminário a revisão e os ajustes do projeto do Novo Inter 2 na altura da Avenida Arthur Bernardes. Cerca de 250 pessoas participaram do encontro no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. O evento também marcou o lançamento do site que conta tudo sobre a obra.

Por determinação do prefeito Eduardo Pimentel, todo o projeto do Novo Inter 2 foi revisto, após apontamentos da população, por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O principal objetivo dos ajustes foi reduzir o impacto ambiental e o corte de árvores na região e aumentar a mobilidade urbana.

As mudanças do projeto foram apresentadas na audiência pública pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, pela presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, e pela coordenadora de Transporte Público do instituto, Olga Prestes.

Para chegar ao melhor resultado, os técnicos fizeram estudos de correção geométrica das vias, métodos construtivos, fluxo de trânsito e topografia, considerando também a vida útil de mais de 20 anos em uma obra com essa dimensão. 

Solução mais adequada

Ao longo dos últimos dois meses, reuniões intersetoriais, visitas a campo e novos levantamentos embasaram as decisões e análises que desenharam a solução mais adequada, considerando fatores limitantes, como ajustes em um projeto licitado e em execução, tetos de aditivos contratuais, impacto na eficiência da operação do sistema de transporte coletivo e no cronograma da obra. 

Dois consórcios, formados pelas empresas TCE Engenharia, Compasa e Viaplan, são executores das obras que continuam em andamento em outros pontos do lote. Foram feitas simulações de tráfego para entender como o trânsito altera a operação do transporte coletivo, especialmente na quadra entre a Avenida Iguaçu e a Rótula dos Anjos. Neste trecho está o maior ajuste feito no projeto, com a manutenção de quatro faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o ônibus. 

Para evitar cortes de árvores de grande porte e manter a permeabilidade do solo, as vias serão deslocadas para a margem direita da pista, com previsão de atingimento de imóveis e desapropriações. Dessa forma, o ônibus terá uma faixa exclusiva pela direita, podendo passar pela rótula sem ficar preso no congestionamento.

Para o morador Everton Bratfisch, a audiência pública foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas. 

“Como morador, eu queria saber como está o andamento das obras e tinha dúvidas sobre a permeabilidade da região após as intervenções. Isso foi levado em conta na revisão do projeto. Acredito que a obra vai ser boa para toda a região e melhorar a mobilidade”, disse Bratfisch.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou a importância da audiência. “Foi um processo de avanço essa audiência pública e que terá continuidade. Esse diálogo com a população será reforçado sempre”, afirmou Marilza.

Melhor mobilidade

Ainda na área de mobilidade, foram feitas análises de alteração da instalação da nova estação de integração do Santa Quitéria. 

Uma hipótese estudada foi a troca da estação-tubo pelo modelo Prisma Solar no ponto atual, mas essa alternativa foi descartada por não permitir integração de todas as linhas troncais e alimentadoras e ainda colocar usuários em risco durante a operação, por não ter espaço para embarque e desembarque sem a travessia das pistas.

Para essa questão, a solução foi manter a estação no ponto original do projeto, com alterações arquitetônicas que reduziram a área de impermeabilidade, ainda que sejam necessários os transplantes de mudas de árvores já plantadas no local. 

Qualidade do transporte

Representante da Urbanização de Curitiba (Urbs) na audiência pública, o diretor de Mobilidade Urbana, Sérgio Oliveira, foi questionado pelos cidadãos sobre a qualidade do transporte coletivo e esclareceu que as linhas Inter 2 e Interbairros 2 passarão a ser atendidas por ônibus elétricos. "São veículos de última geração, climatizados, que não poluem e oferecem mais conforto aos passageiros", explicou Oliveira, ao apontar que, com a implantação do Terminal Santa Quitéria, as ofertas de integração com outras linhas serão ampliadas, permitindo que os passageiros não tenham que pagar uma nova tarifa para completar seu itinerário.

O diretor da Urbs também destacou que os estudos da nova concessão do sistema de transporte coletivo feitos em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) proporcionarão melhorias e inovações para todos aqueles moradores de Curitiba que utilizam ônibus no seu ir e vir cotidiano.

Parque linear

Outra solução para ampliar os benefícios ambientais foi o novo desenho orgânico das pistas de caminhada e vias cicláveis compartilhadas no interior do Eixo de Animação da Arthur Bernardes, que passará a ser categorizado como Parque Linear. Em vez de novos equipamentos de lazer e esporte, será instalado paisagismo com soluções baseadas na natureza, usando jardins de chuva que ampliam a permeabilidade do solo e favorecem a biodiversidade local.

“O Eixo de Animação será transformado em parque linear e a região vai ganhar um novo atrativo, que é o parque temático João Pé de Feijão. O município fez um grande esforço na revisão do projeto de forma que as árvores de maior parte serão preservadas”, explica Marilza Dias.

Como resultado final, os ajustes feitos no projeto mantiveram os ganhos de mobilidade urbana sustentável, com integração total das novas linhas na estação Santa Quitéria e a faixa exclusiva para o transporte coletivo. 

“Teremos um ganho relevante também na compensação da taxa de impermeabilização, que foi reduzida pela metade com o novo traçado, e será compensada em dobro, pelo paisagismo específico para ampliar a infiltração da água”, explica a presidente do Ippuc, Ana Jayme. 

Jardins de infiltração

A revisão do projeto também vai garantir mais de 12.600 metros quadrados de jardins de infiltração para ajudar na permeabilidade da região. A correção geométrica e a mudança de técnica construtiva permitiram ainda que menos árvores sejam impactadas com cortes, apenas 6,7% do total de 1.534 contabilizadas pelo inventário atualizado durante os estudos.

Desde o começo do ano, já foram plantadas 6.195 novas árvores nos bairros dos arredores da Avenida Arthur Bernardes. São 2.623 novas árvores em ruas do Portão, 2.464 no Santa Quitéria, 914 na Vila Izabel e 194 no Seminário. 

Presenças

Também participaram da audiência pública o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente, de Obras Públicas, da Utag e do Ippuc, administradores regionais e os vereadores Camila Gonda, Giorgia Prates, Laís Leão, Vanda de Assis e Serginho do Posto.