Independente de datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais ou afins, as unidades da rede municipal da Educação têm o hábito de valorizar os cuidadores, os laços e a participação das famílias na vida escolar das crianças.
Portanto, para este Dia das Mães, as homenagens foram para as famílias: chá de confraternização, mural com recadinhos, desenhos e fotos ilustraram a importância dos responsáveis para os estudantes.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vereadora Nely Almeida, no Prado Velho, teve chá para as famílias.
“A ideia foi confraternizar no momento em que os responsáveis deixavam os pequenos e agradecer por estarmos todos aqui juntos, depois dessa fase tão difícil da pandemia”, explicou a diretora, Fabiane Ferreira. “Eles ficam felizes com estas comemorações que envolvem a família toda, pois em muitos casos o principal cuidador é a avó, ou o padrinho, por exemplo”, completou.
No CMEI Giovanna Serenato (bairro São João) também teve café para os pais. Na regional CIC, teve roda de conversa no CMEI Campo Alegre e mural “Potinho do amor para quem cuida de mim” na Escola Dario Vellozo, com recadinhos e desenhos.
Escola de Pais
O acolhimento às famílias é constante ao longo do ano e não se resume a datas específicas. Uma das principais ações da Educação nesse sentido é a Escola de Pais, criada em 2019 para aproximar as famílias da secretaria e debater temas de interesse para o desenvolvimento das crianças e dos estudantes.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o objetivo é dar suporte às famílias. “Queremos cuidar dos cuidadores, tratar juntos questões relativas às crianças, assuntos que estão relacionados ao dia a dia na escola e em casa. E nada melhor do que conversar abertamente e compartilhar experiências, com nossa equipe técnica e as famílias num mesmo espaço”, resumiu Maria Sílvia.
A última rodada da Escola de Pais foi realizada nos dias 26 e 27 de abril, nas dez regionais. Organizada pela Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (Cefar), as reuniões abordaram o papel da família na aprendizagem, frequência escolar, a corresponsabilidade escola/família e o sentimento de pertencimento à comunidade.