Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

No Tatuquara, aniversário da cidade teve bolo e aula de história

Prefeito Rafael Greca participa da apresentação do auto da fundação de Curitiba no Ginásio de esportes Santa Rita no Tatuquara, como parte das comemorações do aniversário de 330 anos da cidade - Curitiba, 02/03/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os curitibinhas da Regional Tatuquara tiveram uma aula de história festiva na tarde desta quinta-feira (2/3).

Reunidos no Centro de Esportes e Lazer Santa Rita, 500 estudantes das escolas municipais Santa Ana Mestra, Antônio Pietruza, Rio Bonito e Rio Amazonas brincaram com o personagem Curitibinha, vivido pelo ator Douglas Perez, e aprenderam como surgiu a cidade onde vivem com encenação do Auto de Fundação de Curitiba. O espetáculo está percorrendo as dez regionais para marcar o aniversário de 330 anos da capital.

Depois, as crianças cantaram o Hino de Curitiba com o prefeito Rafael Greca e o Parabéns pra Você, executados pela Banda Lyra Curitibana, e ganharam fatias de um delicioso bolo de festa.

O local foi decorado com varais de fitas nas cores da bandeira de Curitiba (verde e vermelha), um grande bolo de aniversário cenográfico e um painel que reproduz a obra do pintor Theodoro de Bona sobre a fundação de Curitiba.

“Guardem em suas mentes e seus corações esta festa de aniversário dos 330 anos da nossa cidade. Durante este mês, os curitibinhas poderão brincar sem pagar nada nos carrosséis do Passeio Público e do Parque Tanguá e também na roda-gigante da Praça Santos Andrade”, convidou Greca.

 

Cidade bonita

Os curitibinhas gostaram muito da festa. “Adorei tudo. Não conhecia a história da cidade e achei a montagem muito bonita”, disse a menina Laura Munhoz Jordão da Silva, 8 anos, da Escola Municipal Santa Ana Mestra.

Sobre Curitiba, a pequena Laura não poupa elogios: “é uma cidade muito bonita! Eu gosto de morar aqui”, comentou.

Já Raphaela de Andrade, 8 anos, que estuda na EM Antônio Pietruza, disse que seus locais preferidos na capital são os 45 parques.

Ela disse que já conhecia a história de fundação da cidade. “Eu já conhecia, mas achei muito legal. Eu gostei mais dos índigenas, porque acho que eles representam a alegria”, disse a garota.

Nascimento de Curitiba

O auto produzido pela Fundação de Cultural de Curitiba (FCC) é inspirado em uma tela de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho datado de 1949. É uma aula de história contada pelos pioneiros de Curitiba e encenada por 13 atores.

No espetáculo, personalidades da história de Curitiba, como Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara e o Cacique Tindiquera, dão uma ideia do papel de cada um na fundação da cidade.

A peça traça um painel aventuroso da história, desde o Morro do Cadeado, a Serra do Mar até o Ribeirão das Pedras, que os indígenas chamavam de Atuba.

Para dar mais realismo ao espetáculo, eles usam roupas de época e narram a saga do caminho percorrido até essas terras, as dificuldades encontradas e o choque cultural com os índios, até a fundação da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que mais tarde veio a se tornar Curitiba. 

Presenças

Participaram também do evento, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação de Cultural de Curitiba, Ana Castro; os vereadores Beto Moraes e Bruno Pessuti; e o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz.

Auto da Fundação de Curitiba nas Ruas da Cidadania

3 de março (sexta-feira) – Boqueirão – 15h30
Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8.430

6 de março (segunda-feira) – Boa Vista – 15h30
Avenida Paraná, 3.600

7 de março (terça-feira) – Cajuru – 15h30
Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

8 de março (quarta-feira) – Portão – 15h30
Rua Carlos Klemtz, 1.700 - Fazendinha

9 de março (quinta-feira) – Pinheirinho – 15h30
Av. Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso

10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros - Rua Maria Lúcia Locher de Athayde - CIC

13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 - Centro

14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213 


 

Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba

Dias 5, 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco

Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n - Centro

Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451 

Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 - Centro