O Solar da Cultural recebe a partir desta sexta-feira (12/5) a exposição O Olhar Humano na Humana Curitiba, da artista plástica Mariza Del Claro. A nova exposição no espaço da Fundação Cultural de Curitiba no São Francisco reúne desenhos e pinturas da artista.
“Expor meus trabalhos dentro de um espaço da Fundação Cultural é um sonho de muitos anos”, disse a artista na abertura da mostra.
Nas paredes do prédio histórico do Solar estão 37 telas de Mariza Del Claro. A mostra é acompanhada de uma miscelânea de 29 outros materiais como desenhos avulsos, rascunhos em papel e folhetos de exposições anteriores, além de três livros escritos e ilustrados pela autora: Vestido de Bolsos, Propositada Candidez e Idas e Vindas.
Memorial Paranista: dois anos, 100 mil visitantes e cenário de filme em Curitiba
Esculturas e novos talentos nascem no Ateliê do Memorial Paranista de Curitiba
Para o curador da mostra e crítico de arte Fernando Bini, a obra gira em torno da espontaneidade e da ingenuidade da artista, e enfatiza que Mariza é alguém que torna a cidade mais humana. “Ela nos ensina a educar nosso olhar para ver com simplicidade e clareza, e assim melhor refletir sobre todos os seres humanos que convivem conosco, sejam aqueles que estão perto ou distante de nós”, ressalta Bini.
Pequenas figuras, grande telas
Entre as obras expostas, destacam-se as que retratam centenas de pequenas figuras humanas, que criam diferentes formas quando vistas de longe. Feitas com a ponta fina de canetas esferográficas, representam a união das crianças. “Meu pensamento sempre foi desse olhar para a criança, o cuidado com elas, um acolhimento para com elas e estas obras falam sobre isso”, diz a artista.
Também em exposição estão uma série de pinturas de rostos que parecem olhar para o observador. Segundo a artista, essas pinturas representam o medo das crianças e também trazem um dos temas importantes da obra e da exposição: o olhar.
Segundo Mariza, sua obra também é um reflexo de suas experiências e suas impressões do mundo. “Minha pintura é o somatório das impressões que colho à minha volta e de tudo quanto vive em mim. Fala de amor, da alegria, das perdas e da dor”, completa.
Serviço: Exposição de Mariza Del Claro
O olhar humano na humana Curitiba
Até o dia 2 de julho
Das 9h às 12h e de 13h às 17h, nos dias de semana; e de 9h às 14h, aos sábados e domingos.
Local: Solar da Cultura (R. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco)
Grátis