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Aprendizagem Criativa

No segundo dia de atividades, equipe do MIT conhece Farol do Saber e Inovação

No segundo dia de atividades, equipe do MIT conhece Farol do Saber e Inovação. - Na imagem, Visita ao Farol Herley Mehl (Pilarzinho). Foto: Divulgação

 

 

O Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, na Escola Municipal Herley Mehl (Pilarzinho), foi o destaque da agenda desta quinta-feira (2/6) para o grupo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Lego Dinamarca, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) e Fundação Lemann, que está em Curitiba para conhecer as ações mãos na massa da rede municipal de ensino.

O projeto Faróis do Saber e Inovação ficou entre os selecionados do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e o MIT Media Lab, e desta vez, os visitantes assistiram na prática a uma oficina mão na massa no local. 

Na quarta (1/6), a agenda incluiu visita ao Farol Móvel do CMEI Madre Elvira (no Boqueirão), atividades no Laboratório Pedagógico de Inovação da Secretaria da Educação, reunião com o prefeito Rafael Greca no Palácio Solar 29 de Março e evento Scratch Day na Escola Municipal David Carneiro (Xaxim).

A agenda será encerrada nesta quinta, após uma reunião com as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Educação.

Praticada de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e diversas ações em sala de aula, a aprendizagem criativa é uma prática consolidada na rede de ensino de Curitiba.

No ano passado, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com a RBAC, via Instituto Lemann, para a prática sistêmica da aprendizagem criativa nas unidades educacionais.

Na prática, isso significa que as ações desenvolvidas nas unidades manterão a linha do "faça você mesmo", estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades, como os projetos desenvolvidos nos faróis.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que isso é feito por meio de uma educação criativa, disruptiva, que coloca o estudante como protagonista. “Em nossas unidades se trabalham problemas reais e os próprios estudantes desenvolvem soluções. Assim fazemos uma Curitiba inovadora e fraterna”, pontua Maria Sílvia.

Segundo o diretor executivo da RBAC, Leo Burd, o objetivo da visita é aprender com as experiências de Curitiba.

“Aqui a aprendizagem criativa está assimilada no dia a dia”, comenta Burd.

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, essa filosofia de trabalho ocorre em todas as dimensões na rede municipal, seja em projetos que já existem como nos futuros. “Uma cidade inteligente olha para todos, olha para o passado, aprende com ele, inova no presente e cria uma cidade melhor no presente e no futuro”, analisa Estela.