Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais 200 vagas

No Santa Cândida, prefeito Rafael Greca entrega o 239º CMEI de Curitiba

Prefeito Rafael Greca entrega o 239º CMEI de Curitiba no bairro Santa Cândida. Curitiba, 20/12/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba ganhou seu 239º Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) nesta sexta-feira (20/12), localizado na Rua Wallace Landal, número 804, bairro Santa Cândida (Regional Boa Vista). A partir do ano que vem, o CMEI Vereador Jairo Marcelino vai atender 200 crianças da Educação Infantil.

A obra foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca, com a presença da comunidade. Esse é o 34º CMEI colocado em funcionamento pela gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel.

“Aqui neste lindo CMEI os curitibinhas terão educação de qualidade, cuidado, alimentação saudável e uma infância feliz”, disse o prefeito.

“Somos a cidade mais inteligente, mais inovadora e mais igualitária”, completou Greca.

Allan Moreira dos Santos mora no Jardim Aliança e trabalha como autônomo. 

“É ótimo ter este CMEI novo, vou poder trazer meu filho de 3 anos para cá no ano que vem e ter mais tempo para trabalhar”, contou Allan.

Taile Beatriz mora há 11 anos no bairro e também comemorou. O filho Isaac estuda na Escola Municipal Integral Metry Bacila, inaugurada em julho. “Esperamos por essas unidades novas há anos, é uma alegria ter escola e CMEI novos”, comemorou Taile.

O novo CMEI teve custo de construção de R$ 6,3 milhões, com as obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, e atende as famílias da região do Conjunto Aroeira, assim como a Escola Metry Bacila.

O CMEI tem 960,90 m² de área construída, oito salas para atendimento, varanda, três solários, lactário, sala para amamentação, refeitório, parquinho, cozinha, banheiros, entre outros espaços.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a nova creche pública melhora a qualidade de vida das famílias da região. “Os investimentos em novas unidades educacionais beneficiam crianças e professores e fortalecem a educação municipal como um todo”, afirmou Rodrigues. O secretário lembrou que o bairro também ganhou recentemente a Escola Metry Bacila, além de asfalto novo em diversas ruas.

Evolução

Desde 2017, com a abertura de novos CMEIs e contratação de mais vagas na rede privada, a atual gestão ampliou o atendimento na educação infantil de 45 mil para 57 mil crianças.

“Além de investir na construção de novos CMEIs e na contratação de mais Centros de Educação Infantil (CEIs), estamos comprometidos em aprimorar nossos espaços, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento e aprendizado das crianças”, destacou a secretária Maria Sílvia Bacila (Educação).

“Nosso atendimento é integral nos CMEIs, garantindo o bem-estar das crianças e ensino de qualidade desde o berçário”, frisou a secretária.

O homenageado

O CMEI recebeu o nome do vereador Jairo Marcelino, nascido em 1943 em Santa Catarina e falecido em 2020. Ele começou a trabalhar aos 14 anos em Curitiba, como cobrador de ônibus na linha Uberaba, e em 1962 passou a atuar como motorista do transporte coletivo. Aos 40 anos foi eleito vereador e na Câmara Municipal de Curitiba ocupou uma posição privilegiada, com 37 anos ininterruptos de mandato.

Seu mandato era associado à defesa dos profissionais do transporte escolar, dos taxistas e dos moradores da região Norte de Curitiba, onde residia. O Sistema de Proposições Legislativas da Câmara registra 379 leis municipais de autoria dele.

Autoridades presentes

Também estiveram presentes Silvana Aichinger, representando o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a administradora da Regional Boa Vista, Janaina Lopes Gehr; a chefe do Núcleo de Educação, Michele Prado; a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino; a diretora de Logística, Maria Cristina Brandalize; além da esposa do homenageado, Vilma Maria da Silva, filhos e netos de Jairo Marcelino.