Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

No mês do meio ambiente, mostra fotográfica conta a história de recicladores

No mês do meio ambiente, mostra fotográfica conta a história de recicladores. Foto: Ari Baiense

 

Mutirão é o nome da mostra fotográfica que poderá ser vista na Casa da Leitura Maria Nicolas, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, a partir desta quarta-feira (1º/6), das 9h às 12h e das 13h às 17h. A atração conta a história da cooperativa de coletores de materiais recicláveis de mesmo nome situada no Sítio Cercado, na Regional Bairro Novo, e coincide com o mês em que se celebra o meio ambiente. A coordenação é do Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba.

O trabalho é do fotógrafo carioca Ari Baiense, que há 15 anos começou a acompanhar a rotina da cooperativa. O resultado já foi publicado em livro e, a partir de 2020, até ser suspensa pela pandemia de covid-19, pode ser visto na exposição itinerante que percorre as Regionais da cidade.

“Os personagens são pessoas fortes e muito identificadas com o seu trabalho e a importância social que ele representa”, diz Baiense, que já expôs nas regionais Matriz, Cajuru, CIC, Bairro Novo e Tatuquara.

Ecocidadão

Em Curitiba existem 40 cooperativas de recicladores que reúnem cerca de 700 trabalhadores participantes do programa Ecocidadão. A ação é mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reutilizáveis.

Cada cooperativa participante é remunerada de acordo com a quantidade de material recebido, a fim de cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia do lixo.

Serviço: Mutirão Mostra fotográfica
Data: de quarta-feira (1º/6) a 30/6
Local: Casa da Leitura Maria Nicolas, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h

Em alta