Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Arte a céu aberto

No mês da Consciência Negra, Curitiba ganha última escultura de Emanoel Araújo

Prefeito Rafael Greca inaugura escultura do artista Emanoel Araujo instalada no Parque Tingui - Curitiba, 22/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Emanoel Araújo, escultor baiano falecido em setembro de 2022, está eternizado em Curitiba. Foi inaugurada nesta terça-feira (22/11), no Parque Tingui, a instalação de uma das suas últimas obras, uma peça de 8 metros de altura em metal vermelho. 

A entrega foi feita pelo prefeito Rafael Greca, que lembrou a importância do artista para a cultura brasileira, tanto pela sua produção quanto pelas peças da sua coleção. “Emanoel Araújo foi um prodígio de talento, grande gravador, notável escultor e também colecionador, deixando ao patrimônio histórico nacional cerca de 6 mil obras de arte que podem ser vistas no Museu Afro Brasil, em São Paulo”, disse. 

A peça Raízes Afro-Brasileiras é a última produção de Araújo. A instalação também marca o mês da Consciência Negra, o centenário do movimento modernista no Brasil e os 200 anos de Independência do país, comemorado em 7 de setembro. “A escultura qualifica Curitiba como uma cidade que ama a arte e com o legado da luta contra o preconceito, neste mês em que se celebra a Consciência Negra”, completou o prefeito.

O local de instalação foi escolhido pelo próprio artista, no momento da doação da escultura, feita também pela Galeria Simões de Assis e da empresa curitibana de engenharia metálica Brafer, responsável pela execução.

O prefeito reforçou que trata-se de mais um presente que a cidade ganha e que se soma a outras esculturas já instaladas em espaços públicos, democratizando o acesso da população à arte. 

“Essa importante obra se junta as duas esculturas de Tomie Ohtake (Portão e Praça do Japão), às 120 peças de João Turin (Memorial Paranista) e aos murais de Poty Lazzarotto, transformando a cidade em uma galeria de arte a céu aberto”, finalizou, ao lado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. 

Presenças

Acompanharam a inauguração, ainda, o proprietário da Galeria Simões de Assis, Waldir Simões de Assis Filho, e a sua esposa, Flávia Simões de Assis; o diretor-presidente da Brafer, Marino Garofani, e a sua esposa, Suzy Garofani; e o advogado João Casillo, com a sua esposa, Regina Casillo.  

Além do assessor de articulação política, Lucas Navarro de Souza; da assessora de Promoção da Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite; e dos secretários da Administração, Alexandre Jarschel; da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; da Educação, Maria Silvia Bacila; e da Comunicação, Cinthia Genguini.

Compareceram, ainda, o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper; o diretor-presidente da Curitiba S.A, Marcelo Frehse; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; as administradoras das regionais Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, e Matriz, Rafaela Lupion; e o diretor de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, Giovando Romanine.  
 

Em alta