Técnicos da Prefeitura de Curitiba encerram, nesta sexta-feira (16/6), no Japão, a segunda etapa da cooperação entre o município e a Agência de Cooperação Internacional japonesa (JICA). O intercâmbio prevê a troca de experiências para o desenvolvimento de políticas públicas para a prevenção e resposta a desastres climáticos e de bem-estar da população.
Esta foi a segunda visita técnica curitibana ao Japão realizada neste ano, como parte do chamado Projeto de Fortalecimento de Desenvolvimento Urbano Sustentável. Desde o início deste mês, representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil cumpriram uma extensa agenda de compromissos naquele país.
Compõem a missão, por parte do Ippuc, a diretora de Informações do instituto, Liana Vallicelli; a diretora de Projetos, Célia Bim; o coordenador de Geoinformação e Pesquisa do Instituto, Oscar Schmeiske; a coordenadora do PlanClima no Ippuc, Gisele Medeiros; a coordenadora do Plano Setorial de Desenvolvimento Social, Érika Haruno Hayashida e Maurício Meyer, do setor de Uso do Solo. Também participam da missão, o diretor do Departamento de Mudanças Climáticas da Smma, Felipe Maia Ehmke; e o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro.
"No contexto brasileiro, Curitiba se destaca como uma cidade resiliente com sistema de referência na prevenção desastres naturais. O investimento da Prefeitura em estações meteorológicas e hidrológicas nos auxilia na implantação de sistemas de alerta à população", observa o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro.
Para Nelson Ribeiro, por estar em área sujeita a terremotos e outros desastres naturais, o Japão tem experiência reconhecida na prevenção e por ações rápidas de auxílio a vítimas.
"Conhecer em detalhes esses protocolos é muito importante para o trabalho que está em curso em Curitiba para a implantação do hipervisor urbano”, completa o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Curitiba.
Compromissos
Nas visitas, os técnicos da Prefeitura de Curitiba conheceram programas de mitigação de riscos climáticos das cidades de Tóquio, Yokohama e Matsuyama. Também fizeram parte do roteiro de visitas técnicas as cidades de Takamatsu, Kobe, Osaka, Yawata, Kakogawa e Himeji, cidade-irmã de Curitiba. Além da prevenção a desastres naturais, os integrantes da missão conheceram políticas públicas e ações voltadas aos idosos; tecnologia da informação e cidades inteligentes.
Firmada em fevereiro de 2022 por intermédio do Ippuc, a cooperação entre Curitiba e a Agência de Cooperação Internacional do Japão é pelo período de dois anos e prevê a capacitação de técnicos do Ippuc e da Prefeitura de Curitiba, a troca de experiências com equipes japonesas para a formulação de políticas públicas inovadoras, e o desenvolvimento de projetos orientados à sustentabilidade urbana.