Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Linhas do Conhecimento

No Instituto Cervantes, Embaixadores do Futuro conhecem a cultura espanhola

No Instituto Cervantes de Curitiba, Embaixadores do Futuro conhecem a cultura espanhola. Curitiba, 29/06/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS

Os 30 estudantes da rede municipal de ensino que integram o projeto Embaixadores do Futuro participaram de uma atividade diferente nesta quinta-feira (29/6). Eles conheceram de perto a cultura espanhola durante uma visita ao Instituto Cervantes, entidade criada pelo governo da Espanha para promover o ensino do espanhol e difundir a cultura dos países de língua espanhola.

O Embaixadores do Futuro é desenvolvido desde o início da gestão pela Secretaria Municipal da Educação, dentro das atividades do programa Linhas do Conhecimento, e pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin).

Laura da Silva, da Escola Municipal Erasmo Pilotto (Regional Boa Vista), adorou conhecer o local.

“É minha primeira vez neste projeto e é muito útil conhecermos novas culturas e tradições fora da sala de aula”, comentou Laura. “Também é novidade para mim, acho bem importante aprender mais sobre outras culturas”, completou a colega Beatriz Becker.

O Instituto Cervantes fica no complexo histórico que sediou a antiga Fábrica de fitas Venske, de 1938 a 1980, na Rua Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória. Os estudantes fizeram um tour pelo imóvel, conduzidos pelas professoras do Linhas e pelos representantes do Cervantes, professora Tania Alonso e Aguinaldo Marcelino, responsável pela biblioteca.

Os embaixadores

Os jovens embaixadores que participam este ano do projeto foram oficialmente apresentados em maio, durante o Fórum de Prefeitos – Integração entre Cidades, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento foi preparatório para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras de maio de 2024, que terá Curitiba como sede.

“A missão deles é contribuir com a cultura das cidades educadoras, que envolve valores e práticas de cidadania como respeito, tolerância, participação nas decisões e rumos do município”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“No projeto Embaixadores do Futuro, os estudantes conhecem a atividade consular e a importância das relações internacionais para a cidade e seus habitantes. Assim, expandem seus horizontes”, destacou o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.