O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado de uma forma bem curitibana, nesta quarta-feira (5/6), com a distribuição de 10 mil mudas de árvores para tornar a cidade cada vez mais verde e sustentável. A distribuição para o plantio comunitário foi feita nas dez regionais do município.
A ação faz parte do desafio 100 Mil Árvores, lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019, e aproxima o projeto do marco de 500 mil mudas plantadas na cidade desde então.
Para a estudante de pós-graduação Alexandra Moraes, a continuação do projeto, que quase quintuplica a meta inicial de 100 Mil Árvores, é representativo da preocupação da cidade e dos habitantes com o meio ambiente. “É um sinal que o projeto está dando certo”, afirmou Alexandra.
A estudante e seu parceiro, Eduardo Rodrigues, levaram mudas de ipê branco e cerejeira para plantar em sua chácara. “Nós já plantamos árvores que pegamos aqui lá na chácara. Tem um araçá que cresceu super bem”, conta Moraes.
Frutíferas
As amigas Cristiane Mader, Erika Ramos e Marcelene Rocha foram cedo para a Rua da Cidadania Fazendinha/Portão com uma missão, garantir o pé de árvores frutíferas. “Chegamos às 8h30 e já tinha gente na fila”, contou Erika.
Elas levaram 5 mudas de espécies diferentes: araçá, cerejeira, ipê branco, jabuticaba e pitanga. “A distribuição de mudas de árvores que dão frutas é muito importante, porque além de ajudar o meio ambiente, as árvores beneficiam as pessoas fornecendo alimento. É um incentivo maior para participar”, reforça Cristiane.
Nove das dez regionais começaram a entrega simultaneamente ainda pela manhã, às 9h. No Bairro Novo, a distribuição teve início às 14h.