Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atendimento ao cidadão

No dia do Teleatendente, profissionais do 156, de Curitiba, celebram 95,31% de satisfação com atendimento

No dia do Teleatendente, profissionais do 156 celebram 95,31% de satisfação com os serviços prestados. Foto: Renato Prospero/SMCS

Nesta terça-feira (4/7), em que é celebrado o Dia do Operador de Telemarketing, os profissionais da Central 156 de Atendimento ao Cidadão comemoram também o índice de satisfação de 95,31% com os serviços prestados, o maior percentual deste ano. A avaliação é resultado de pesquisa dos atendimentos realizados no mês de junho, feita com base no indicador NPS (Net Promoter Score), métrica utilizada para medir aprovação dos clientes a partir de nota de 1 a 5.

“No mês de janeiro deste ano alcançamos 95,14% de satisfação e o índice é crescente. Isso se deve ao investimento em treinamento e no novo processo de avaliação de desempenho que refletem na melhor qualificação da demanda e em maior agilidade no encaminhamento e execução dos serviços municipais”, observa o gerente de Operações do Instituto de Cidades Inteligentes, Ozíres de Oliveira.

Teleatendentes do 156 são treinados sobre trabalho de campo de educadores da FAS

Homenagem

Já no final do mês passado, a excelência nos serviços prestados pela equipe da Central 156 foi motivo de reconhecimento pela Câmara Municipal de Curitiba, em homenagem a 40 profissionais de teleatendimento que atuam na Central, por iniciativa do vereador João da 5 Irmãos (União). No total, a equipe de teleatendimento da Central 156 conta com 82 profissionais que se revezam 24 horas por dia em atenção aos cidadãos que demandam por serviços e informações da Prefeitura de Curitiba. Em junho, a Central 156 contabilizou 103.926 atendimentos, sendo 99.447 por telefone e 4.479 por chat.

Histórico

Em fevereiro, a Central 156 completou 39 anos de operação em Curitiba. Criada em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura, a Central de Atendimento passou por um processo contínuo de evolução. No princípio funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Hoje o serviço é ininterrupto.

Em 1999, o serviço passou a ser gerenciado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Em 2002, o atendimento passou a ser 24 horas, sete dias na semana. A evolução tecnológica seguiu com o lançamento do portal online, gravação de chamadas e utilização de telefonia IP, e a transformação da Central 156 no primeiro call center público totalmente digital.

Em 2019, o prefeito Rafael Greca lançou o aplicativo Curitiba 156 para smartphones, disponível na Google Play para o sistema Android e na Apple Store para a plataforma iOS. De lá pra cá, o serviço também evoluiu com a utilização de Inteligência Artificial (IA) para reconhecimento de imagens de alguns serviços, o que permite mais assertividade pelo usuário na apresentação das demandas.