Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Cidade verde

No Dia das Reservas Particulares de Patrimônio Natural, Curitiba comemora posição de capital com mais unidades

Curitiba celebra Dia Nacional das Reservas Particulares de Patrimônio Natural. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nesta quarta-feira (31/1) é comemorado o Dia Nacional das Reservas Particulares de Patrimônio Natural, instituído pelo Congresso Nacional em 2017. Curitiba tem motivos para comemorar. É a capital com maior patrimônio natural no Brasil, com 60 Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), de acordo com a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN).

“Quero destacar a importância das RPPNMs, porque as reservas particulares são um ato voluntário dos proprietários e significa que essas áreas serão preservadas para sempre. Curitiba, além de ser a cidade com maior número de RPPNMs do Brasil, é uma das mais verdes no mundo, isso é um grande orgulho. Isso ajuda a preservar a biodiversidade da cidade, não só a flora como também a fauna”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Ao todo, as 60 RPPNMs de Curitiba ocupam 792.431 m² de áreas verdes particulares. Somente nesta gestão do prefeito Rafael Greca, desde 2017, foram criadas 43 reservas, que totalizam 632.472,61 m² de áreas preservadas.

O que é uma RPPNM

As Reservas Particulares de Patrimônio Natural são um tipo de Unidade de Conservação criada por proprietários de terras para preservar a biodiversidade de espaços privados.

Os donos desses locais têm o compromisso de manejar recursos naturais, proteger a natureza e os recursos hídricos e ajudar no desenvolvimento de pesquisas científicas, na manutenção do equilíbrio climático e ecológico, além de executar outros serviços ambientais, como proteger a biodiversidade.

Como uma área verde vira RPPNM

A conservação e a preservação do patrimônio natural têm grande influência na manutenção da biodiversidade, no sequestro de carbono, no equilíbrio do microclima e na proteção dos recursos hídricos. A transformação de uma área em RPPNM é um ato voluntário do proprietário e de sua família, em prol da conservação e da preservação da área verde para as presentes e futuras gerações.

  • VEJA AQUI a documentação necessária e orientações para criação de uma RPPNM

A primeira RPPNM de Curitiba foi a Cascatinha, instituída em 27 de março de 2007.

PlanClima

A proteção das RPPNM é mais uma ação da Prefeitura de Curitiba alinhada com o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). A Prefeitura também promove ações como a Pirâmide Solar da Caximba, Curitiba Mais Energia, Inter 2 elétrico, 100 mil árvores e Família Folhas.

Além destas iniciativas, a cidade participa de diversos compromissos internacionais para a mitigação das mudanças climáticas, como o Pacto de Edimburgo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e o C40, um grupo de cidades que busca enfrentar as mudanças climáticas.