Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança alimentar

No dia contra o desperdício, cascas viram cocada e recheio de pastel em Curitiba

Ações da SMSAN referentes ao Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. Na imagem equipe que integra a Unidade Móvel da SMSAN, no estacionamento da sede da Prefeitura - Curitiba, 29/09/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Cocada de casca de melancia e pastelzinho com recheio de cascas de banana. Os inusitados doce e salgado são exemplos de que nada precisa ser descartado de um alimento. Eles também foram servidos, nesta quarta-feira (29/9), durante o curso itinerante sobre consumo consciente promovido pela Prefeitura de Curitiba para marcar o Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. 

As aulas por bairros da capital ocorreram na unidade móvel de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). 

"Hoje é o dia mundial contra o desperdício de alimentos para nos recordar que o que nos sobra e, as vezes jogamos no lixo, falta na casa dos pobres", afirmou o prefeito Rafael Greca, que participou pela manhã do curso da unidade móvel no estacionamento da sede da Prefeitura, no Centro Cívico. 

Greca experimentou o pastel com recheio de casca de banana e a cocada de casca de melancia, ambos preparados pelo chef Rafael Utimura, da ONG Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra), parceira do município na ação. "Muito saboroso e deveria ser ensinado para toda a população", disse o prefeito.

Greca fez questão de convidar para a aula de aproveitamento integral o casal proprietário da cantina da sede da Prefeitura, Léo Chiu e Joana Chiu, que também saboreou as iguarias. “O pastel e a cocada são deliciosos e me disseram que as cascas são mais nutritivas”, disse Dona Joana.

O prefeito lembrou ainda que em Curitiba a preocupação em aumentar o engajamento dos curitibanos nas causas da redução do desperdício e do combate à fome é permanente, com vários programas e ações integrados sendo desenvolvidos pela SMSAN.

"Do Banco de Alimentos de Curitiba, que abastece o Mesa Solidária com produtos próximos de vencimento dos Armazéns da Família e xepas de hortifrútis arrecadadas em feiras, sacolões e mercados, aos cursos de aproveitamento integral de alimentos da Fazenda Urbana, estamos mobilizados para  reduzir o desperdício e a fome na capital", justificou ele. 

Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, destacou ainda que Curitiba aderiu à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e está comprometida em atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, de Consumo e Produção Responsáveis. "Buscamos conscientizar e incentivar a redução do desperdício de alimentos per capita e diminuir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento", salientou ele.

Programação 

Durante toda esta quarta-feira (29/9), a unidade móvel da SMSAN percorreu bairros da capital, com paradas em espaços públicos onde servidores da secretaria e voluntários da Jabra orientaram sobre a importância do consumo consciente e redução do desperdício. 

As escolas municipais CEI Professor Antônio Pietruza, no Tatuquara, e Cerro Azul, no Boa Vista, também participam das ações. Ainda pela manhã, 30 estudantes da escola CEI Pietruza fizeram a atividade educativa. A ação no Tatuquara teve, inclusive, a presença da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “São lições valiosas sobre o não desperdício e a economia circular”, avaliou ela.

Nesta tarde, a mesma atividade ocorre com alunos da Escola Municipal Cerro Azul. As aulas foram realizadas dentro das atividades do programa Linhas do Conhecimento. 

O Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos foi instituído pela Agência da Organização das Nações Unidas sobre alimentação e agricultura (FAO).

Também em homenagem ao Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada de roxo, cor símbolo da campanha da FAO.

 

5 dicas para evitar o desperdício de alimentos

  1. Planeje suas refeições: faça um cardápio daquilo que você vai preparar em cada dia da semana antes de ir às compras. Assim, você evita de esquecer produtos ou comprar outros em excesso.
  2. Aproveite integralmente os alimentos: cascas, talos, sementes, folhas e flores são ricos em nutrientes e não precisam ir para o lixo. Que tal um chips assado de casca de batata ou um chá de casca de laranja? 
  3. Compre frutas e verduras em diferentes pontos de maturação. Assim, você consegue consumir antes o mais maduro e armazenar por mais tempo o mais verde.
  4. Procure fazer refeições mais nutritivas: é possível variar o cardápio com novas preparações. Você vai ajudar a promover a sustentabilidade e terá maior economia na renda familiar;
  5. Varie as hortaliças que irão compor o cardápio: inclua alimentos regionais e de safra. Utilize temperos naturais e especiarias para tornar a preparação mais saborosa. Seja criativo no modo de preparo, realize suas refeições em local agradável e planeje sua própria refeição e alimentação diária.

Em alta