O Teatro Guaíra se transformou, na noite desta terça-feira (10/12), em um espaço de celebração da Curitiba do presente – inteligente, inovadora e sustentável - e que está preparada para o futuro.
Lotado, o teatro, que é um dos maiores símbolos da cultura no Paraná, recebeu em seu palco o prefeito Rafael Greca, que abriu a edição de 2024 do Conexões Vale do Pinhão, onde entregou, simbolicamente, a “tríplice coroa” das premiações internacionais de cidade mais inteligente do mundo.
Greca exibiu ao público os três troféus de Cidade Mais Inteligente do Mundo conquistados por Curitiba neste último ano - o World Smart City Awards 2023, de Barcelona; o Seoul Smart City Prize, de Seul; e o Comunidade Mais Inteligente do Mundo, do ICF (Canadá) – e agradeceu aos curitibanos pela oportunidade de ter sido o prefeito da cidade nestes últimos anos, em que a capital paranaense se transformou em referência de inovação, com ações da Prefeitura e de todo seu ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão.
“Este Teatro Guaíra lotado é mais uma celebração do nosso exitoso Vale do Pinhão, também em comemoração aos três grandes prêmios de inovação que Curitiba recebeu. Nós temos agora a tríplice coroa da inovação, que arremata esse nosso governo. Curitiba é a mais inovadora das cidades do mundo, mas também é a nossa cidade mais querida. Hoje, eu de fato me sinto vitorioso por ter vivido esses anos de transformação”, disse Greca.
A noite que começou embalada pela banda Firecracker, com clássicos do rock e pop, teve, para a alegria do público – e a pedido do Turin, mestre de cerimônias virtual do evento –, o prefeito entoando o Hino de Curitiba.
Celebração da inovação
O Conexões Vale do Pinhão, que encerra o calendário de eventos da Agência Curitiba no ano, mostrou, mais uma vez, porque é o maior encontro de ecossistemas de inovação do Paraná.
“Estamos aqui para celebrar e agradecer aos empresários, aos profissionais e todos aqueles que fazem o dia o dia do nosso Vale do Pinhão” destacou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal da Inteligência Artificial, Dario Paixão.
A noite reuniu, no palco, grandes nomes que pensam o uso das novas tecnologias para melhorar a vida das pessoas e o empreendedorismo, música e histórias inspiradoras para a vida e para os negócios. Na plateia, empreendedores, empresários e interessados em desenvolvimento socioeconômico e inovação de Curitiba e várias outras cidades.
O Conexões Vale do Pinhão é uma realização da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Prefeitura de Curitiba com patrocínio de: Ademicon, Brain, Arlequim, Clear Chat, Copel, ICI, MadeiraMadeira, Mili, Quanta, Rentcars, 4Results, Sebrae, Tim, Valmet, Verse360 e Watch Time. Promoção: RPC, GAzz Conecta e ADVB-PR; apoio do Hard Rock Café e produção de Zoli Eventos.
Inteligências artificial e humana
Em um bate-papo mediado pela diretora do Connect Week, Iolanda Viola, o diretor de Inovação do iFood, Marcos Gurgel, e a vice-presidente de Vendas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil, Andrea Cerqueira, compartilharam insights sobre como a Inteligência Artificial (IA) está sendo usada pelas duas empresas e como pode ser aplicada estrategicamente por pequenas e médias empresas e startups.
Gurgel contou que o iFood começou a construção de suas aplicações de IA para o delivery há seis anos, com a estruturação de dados.
“Não basta só olhar para as ferramentas de IA. Os seus dados são a base. A IA é como um liquidificador. Ela só vai responder bem se colocar alguma coisa boa para misturar ali dentro. Se colocar coisa ruim, informação ruim, vai sair coisa ruim do outro lado”, exemplificou Gurgel.
Andrea contou que a Microsoft tem se preocupado em criar interfaces amigáveis para o uso de ferramentas de IA para públicos variados, desde diferentes setores de grandes empresas – do jurídico ao RH –, e para que pequenas empresas possam se tornar mais competitivas. “A Inteligência Artificial otimiza a produtividade, como copiloto dos empreendedores”, explicou.
Levante e brilhe
Entre as histórias inspiradoras, o ator e apresentador Otaviano Costa cativou o público com sua história, de como aprendeu a ser empreendedor da própria vida. Com imitações e muito carisma, incentivou a plateia a pensar no desafio diário de levantar da cama com o compromisso de brilhar.
“Não é fácil acreditar todo dia no seu talento. Por isso, perguntem-se sempre ‘o que quero ser quando crescer?' Mais que uma pergunta para crianças, é uma questão quase filosófica. Até entender que sou uma startup de mim mesmo para ter meu talento reconhecido e os outros acreditarem na minha visão, chorei, resisti, persisti, pensei em desistir. Minha história é muito parecida com a de vocês”, disse.
Também usando a própria história, Clemilda Thome, cofundadora da maior empresa de produção de implantes dentários do mundo, a curitibana Neodent, contou como a 14º filha de uma família de agricultores de Sapopema (PR) acreditou no seu propósito para empreender e se reinventar. Hoje, ela tem um holding, com empresas próprias e negócios em que é investidora.
“Comecei a Neodent com meu ex-marido, que era periodontista. Desenvolvemos os primeiros protótipos de implantes – o primeiro deles carrego comigo na minha boca – e eu sempre soube que não queria vender placas e parafusos. Queria vender saúde”.
O Vale do Pinhão cresce
Greca lembrou ao público que, apesar de deixar o cargo de prefeito em 31 de dezembro, Curitiba vai seguir pujante, com seu vice-prefeito, Eduardo Pimentel, como sucessor. E ressaltou que a evolução do Vale do Pinhão vai continuar.
“O Vale do Pinhão, nosso correlato do Vale do Silício, não vai parar. Todos e cada um de vocês são protagonistas da inteligência coletiva. Nossa responsabilidade é maior do que um vale de silício, que é um mineral. O pinhão é semente, com a missão de se tornar árvore e crescer cada vez mais para o alto”, destacou o prefeito.