Com a maior programação gratuita do Brasil e 180 atrações espetaculares espalhadas pela cidade, o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2024, promovido pela Prefeitura de Curitiba, com apoio de patrocinadores e instituições privadas, movimenta a economia local e potencializa ainda mais a cadeia de turismo na capital.
Para dimensionar a expansão do evento, no período da agenda de atrativos, entre 22 de novembro e 6 de janeiro de 2025, a organização do Natal de Curitiba espera bater o novo recorde de público com mais de 2 milhões de visitantes.
A expectativa ainda é alcançar crescimento superior a 10% em volume de gastos no comércio em vários setores como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio em geral. Dentre as atrações com grande presença de público, por exemplo, somente o Natal de Curitiba no Parque Barigui, com show de drones, realizado em 1º de dezembro, reuniu cerca de 100 mil pessoas.
Crescimento exponencial
De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, em 2023, foram injetados na economia da capital R$ 100 milhões e perto de 2 milhões de pessoas visitaram as atrações em vários bairros da cidade. Segundo projeção do órgão municipal, as duas médias devem subir na edição 2024, acima de 10% cada uma delas.
“O Natal de Curitiba estimula a economia local, impulsiona os indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, além de movimentar toda a cadeia de turismo e receptivo local”, afirma Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.
Esse crescimento exponencial em circulação de pessoas e no volume de gastos no período convergente à programação do Natal de Curitiba, entre 22 de novembro e 6 de janeiro de 2025, impacta diretamente as vendas no comércio em Curitiba.
Maruan Bark, proprietário da rede Capa Fina, com 26 lojas de conserto e revenda de capas de celular em Curitiba, espera um aumento de 25% a 35% nas vendas, principalmente na última semana de dezembro. O aumento equivale a um lucro líquido de R$ 50 mil em apenas sete dias. A maior parte dos clientes da loja, de acordo com o empresário, é formada por turistas mulheres, de 25 a 35 anos, da chamada classe C.
“Obviamente, atendemos também muitos curitibanos que vêm passear e conhecer as atrações do Natal de Curitiba, mas a maioria dos clientes é composta por turistas mulheres. No sábado (14/12), quando o Calçadão da Rua XV ficou lotado com a apresentação do Palácio Avenida, a gente não conseguiu fechar antes das 23 horas, tamanha a quantidade de clientes e demanda por serviços”, destacou ainda Bark.
Na semana final de dezembro, o lojista espera atender uma média diária de 200 pessoas no estabelecimento.
Útil e agradável
A gerente comercial Monica Queiroz aproveita a extensão do horário de atendimento comercial – até as 22 horas, de segunda a sexta-feira, até as 21 horas aos sábados, e até 19 horas, aos domingos - nas lojas do comércio da região da Rua XV de Novembro para passear, conhecer as atrações do Natal de Curitiba e também fazer compras de fim de ano.
“É como unir o útil ao agradável porque conseguimos visitar as atrações e ainda passar pelo comércio depois das 18 horas, após o horário mais comum de trabalho”. Natural do Rio Grande do Norte, Mônica reside em Curitiba há um ano e meio e foi à loja Capa Fina com amigos e familiares para trocar a capa do celular, visitar o comércio e, principalmente, admirar as atrações do Natal de Curitiba.
Acréscimo esperado
Os estacionamentos da região também reconhecem o aumento no fluxo de clientes no período de programação do Natal de Curitiba, desde o final do mês de novembro. Segundo Iara Malucelli Cherem Salum, dona do Estacionamento Central, a empresa espera o acréscimo médio de 15% a 18% de clientes com a reserva de vagas provisórias de carros guardados no espaço. “O estacionamento passa, nesse período, a receber uma média de 130 carros todos os dias com o aumento de turistas e visitantes ao Calçadão da Rua XV e ao comércio na região. Isso é muito positivo e importante para empresas e para o comércio aqui na região”, destacou.
O maior movimento recente no estacionamento foi registrado nos últimos dias 13, 14 e 15, na parte da noite, especialmente com a realização do Natal no Palácio Avenida.
A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, Minipreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, Grupo Air, Hard Rock Café, Restaurante Madalosso, Servopa, PUC-PR, Festtone e Compagas.