Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja os números

Natal de Curitiba 2024 brilha como nunca, com dobro de público e R$ 400 milhões injetados na economia local

Natal de Curitiba 2024 brilha como nunca e injeta quase R$ 400 milhões na economia da cidade. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, programação de fim de ano da Prefeitura de Curitiba, superou todas as expectativas em 2024 e se consolidou como um dos maiores eventos do gênero no País. Com o tema Nosso Coração Está em Festa, o Natal do último ano atraiu 2.284.758 espectadores, um recorde na história da programação. 

O crescimento expressivo em relação aos anos anteriores mostra a força do evento: em 2019, primeiro ano em que a pesquisa foi realizada, foram 746.040 espectadores, número que subiu para 979.858, em 2022, e mais do que dobrou em 2024.

O impacto econômico também foi significativo. A cidade recebeu 292.789 turistas e excursionistas que, ao longo da programação natalina, injetaram R$ 399,9 milhões na economia local, englobando gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras. O montante representa um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores, quando o impacto ficou na casa dos R$ 72 milhões, em 2019.

Quem são os visitantes do Natal de Curitiba


  • A pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) apontou que 87,2% das pessoas que acompanharam as atrações eram moradores de Curitiba e região metropolitana e que 12,8% eram turistas
  • Entre os visitantes, a maior parte veio da Região Sudeste, com destaque para São Paulo (31,6%), Minas Gerais (14,5%) e Rio de Janeiro (7,7%). 
  • O meio de transporte mais utilizado foi o avião (48,7%), seguido do automóvel (30,8%) e ônibus de excursão (12%). 
  • A permanência média dos turistas na cidade foi de 4,1 pernoites, com 43,6% optando por ficar na casa de parentes e amigos, enquanto 39,1% se hospedaram em hotéis.
  • 84% dos visitantes consideraram que as atrações natalinas enriqueceram sua experiência turística em Curitiba. 
  • O público feminino predominou no evento (66%) e a faixa etária mais representativa foi entre 25 e 34 anos (30%). 
  • 44,2% dos espectadores possuíam ensino superior completo e/ou pós-graduação.


Atrações de alto nível e satisfação do público garantem o sucesso do evento

A programação contou com mais de 180 atrações distribuídas em diversos espaços da cidade, incluindo espetáculos, feiras, oficinas e decoração especial. A qualidade do evento foi bem avaliada pelo público, com média geral superior a 4,7 em todos os quesitos analisados, considerando 5 como nota máxima. 

Aspectos como local, horário, cenário e decoração foram avaliados. No total, 97% dos espectadores relataram satisfação com as atrações, sendo que 31% afirmaram que o evento superou suas expectativas.

Para o presidente do IMT, José Luiz Velloso, o sucesso do Natal de Curitiba reflete um trabalho contínuo de aprimoramento e expansão do evento. 

"O crescimento do público e o impacto econômico mostram que o Natal de Curitiba se consolidou como um grande atrativo turístico. Para 2025 já estamos trabalhando para oferecer experiências inesquecíveis, valorizando a cultura e a tradição da nossa cidade", afirmou.