O Papai Noel chegou mais cedo para três trabalhadores em busca de emprego para pessoas com deficiência. Eles participaram da última ação de empregabilidade de 2024 promovida pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura, no fim de novembro, e começaram a trabalhar menos de duas semanas depois.
Antônio Aparecido de Andrade, Jéssica Fernanda Venâncio dos Santos e Roselinda dos Santos de Souza Lima são os mais novos integrantes do time da empresa curitibana WHB Automotive. Eles foram contratados para a mesma função: operadores de produção da planta de usinagem, auxiliando na produção das peças automotivas.
Antônio tem deficiência física e as mulheres, deficiência auditiva. Os três já atuaram no setor industrial e começaram a trabalhar no último dia 9/12, com a ajuda do mesmo intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que auxiliou no processo de recrutamento.
Em busca da oportunidade
Foi a primeira vez que a WHB, que tem 31 anos de mercado e sede na Cidade Industrial, participou de uma ação de empregabilidade. A empresa tem aproximadamente 100 pessoas das diferentes modalidades de deficiência no seu quadro de colaboradores.
“Estamos felizes e ansiosos para fazermos ainda mais contratações, com o apoio que o DPCD vem nos dando. Queremos ser referência em inclusão”, disse a coordenadora de Recrutamento e Seleção da empresa, Viviane Oliveira.
Segundo Viviane, um dos grandes desafios é encontrar profissionais aptos a assumir as vagas. “Observamos que a ação de empregabilidade incentiva esse aspecto, pois o próprio candidato consegue observar que precisa voltar a estudar para se qualificar. Também notamos o quanto eles estão comprometidos, já que vão em busca da oportunidade”, observou.
Evento recorde
Outras 42 organizações participaram da ação de encerramento de 2024. Juntas elas ofereceram cerca de 500 vagas para os níveis de formação médio e superior.
A adesão foi tão grande que, pela primeira vez na história dos mutirões de empregabilidade, todas as salas do DPCD ficaram ocupadas pelos recrutadores que recebiam a documentação dos candidatos e faziam as entrevistas iniciais. “Foi a ação de maior adesão empresarial dos últimos oito anos”, comemorou o responsável pelo Setor de Empregabilidade do órgão, Adriano Laurindo.