Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aprendizagem criativa

Nas escolas de Curitiba, sexta-feira é dia de colocar a mão na massa

Nas escolas de Curitiba, sexta-feira é dia de colocar a mão na massa. Foto: Divulgação

Sexta-feira (15/9) é o Dia Mão na Massa, realizado desde 2021 na rede municipal de ensino para intensificar as atividades de aprendizagem criativa. A ação é promovida nacionalmente pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).

As equipes das unidades educacionais e da Secretaria Municipal da Educação realizam, por toda a cidade, projetos colocados em práticas por profissionais, crianças e estudantes. Também será lançado um e-book com atividades alusivas à data.

Em média, todos os anos são mais de 200 propostas realizadas e registradas no site da RBAC em escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), programa Linhas do Conhecimento e unidades administrativas da SME (núcleos regionais e departamentos).

“Nossos profissionais e estudantes fomentam com muita criatividade as ações desse grande dia”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

No ano passado, por exemplo, as pedagogas da Aprendizagem Criativa organizaram oficinas que proporcionaram aos estudantes criar labirintos, autorretratos com diferentes materiais e texturas, além de brinquedos de sopro e mural coletivo.

A Prefeitura de Curitiba já tem 103 unidades educacionais no programa Escolas Criativas (Ensino Fundamental e Educação Infantil), iniciativa da RBAC com o apoio da Fundação Lemann e da Fundação Lego para incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas e mãos na massa para estudantes de escolas públicas do Brasil. Curitiba é signatária programa desde 2021, quando ingressaram dez escolas.

A secretária lembra que as ações inovadoras na Educação são desenvolvidas desde o início da gestão, com a entrega dos primeiros Faróis do Saber e Inovação. Ela destaca o papel desses espaços para estimular os estudantes a buscarem respostas e soluções para as questões do cotidiano. “Essas ações nos colocam na vanguarda dos processos educativos”, comentou a secretária.

Os Faróis do Saber foram criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para servirem como bibliotecas com acesso gratuito à internet.

Desde 2017, a proposta dos Faróis da Inovação está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade - e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa. São utilizados por estudantes e também abertos à comunidade.

Em 2018, o projeto dos novos faróis participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e Massachussetts Institute of Technology (MIT) Media Lab. Foi um dos oito selecionados no país – único na região sul - a integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição norte-americana.

Vocação

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, ressalta que a adesão dos profissionais à iniciativa do Dia Mão na Massa confirma a vocação da educação criativa em Curitiba.

“Ficamos muito felizes em ver tantas propostas relevantes. Os resultados certamente estimulam ainda mais projetos nas nossas escolas e CMEIs”, completa Estela.