Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aposentadorias e pensões

Na última convocação de 2024, IPMC reforça importância de aposentados e pensionistas fazerem a prova de vida anualmente

Na última convocação de 2024, IPMC reforça importância de aposentados e pensionistas fazerem a prova de vida anualmente. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) divulgou, na sexta-feira (13/12), no Diário Oficial, as duas últimas convocações de aposentados e pensionistas que estão com a prova de vida atrasada. Um dos grupos é formado por 527 pessoas nesta situação e eles têm horário agendado para comparecimento, entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2024 e entre 6 e 10 de janeiro de 2025.

Todos foram comunicados por correspondência encaminhada ao endereço registrado junto ao Instituto.

Quem não puder estar presente no dia e horário marcados, deve entrar em contato com urgência para reagendar. O telefone para contato é (41) 3350-3660. A prova de vida é obrigatória a todos os beneficiários do IPMC, para evitar pagamentos indevidos e fraudes no sistema previdenciário de Curitiba.

“Fazemos um apelo aos nossos beneficiários para que façam a prova de vida a cada 12 meses. Este procedimento está cada vez mais simplificado. As convocações para comparecimento são medidas extremas que adotamos”, declara o presidente do IPMC, Ary Gil Merchel Piovesan.

As convocações para comparecimento são feitas apenas àqueles que não fizeram a prova de vida de outro modo. As opções para a validação da prova de vida incluem o aplicativo do GOV.BR, atendimentos de saúde no SUS de Curitiba, além do Centro de Saúde ou da rede credenciada do plano de saúde dos servidores da Prefeitura, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS). 

Além deste grupo convocado, foram enviadas cartas com aviso de recebimento (AR) a outros aposentados e pensionistas que, até outubro, não haviam feito a prova de vida. Um grupo de 58 pessoas ainda não fez a comprovação. Além da carta, foram enviadas mensagens por e-mail e whatsapp, conforme os dados de contato que o IPMC tem destes beneficiários. 

Investigação

O IPMC também realiza a busca ativa para localizar pessoas que não comparecem para a prova de vida, por meio das redes sociais (na internet) e pelas redes de possíveis contatos ligados àquela pessoa procurada – familiares, vizinhos e colegas de trabalho.

“Esta busca mais aprimorada é fundamental e faz toda a diferença. Com todas estas medidas, percebemos que, de modo geral, os beneficiários têm atendido às convocações”, avalia o servidor Cleison Ayres, da área de relacionamento do IPMC.

Os nomes dos aposentados e pensionistas convocados podem ser conferidos AQUI.