Anfitriã do Smart City Expo no Brasil, Curitiba leva para a Smart Plaza Vale do Pinhão as ações que estão melhorando a vida dos curitibanos, com uso das novas tecnologias e pensamento inovador. Nesta quinta-feira (23/3), os visitantes do evento – vindos de todo o país e do exterior – conheceram serviços em diversas áreas, como a Muralha Digital, projetos para prevenção de desastres, experiências de segurança alimentar e emissão online de documentos no Urbanismo.
A diretora do Departamento de Cadastro Técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba, Aline Plancha Tambosi, apresentou como Curitiba tem agilizado o atendimento das solicitações, com os trâmites online. Até o final de 2023, todas as solicitações do cidadão ao Urbanismo serão encaminhadas por meio eletrônico. Atualmente, a SMU conta com 80 serviços diferentes que podem ser solicitados online. Desde 2020, o Urbanismo atendeu 78 mil protocolos digitais.
“Em 2009, tínhamos pilhas de processos em papel, carimbos, malotes, as solicitações tramitavam fisicamente. Agora, estamos cada vez mais contribuindo para que Curitiba seja uma cidade cada vez mais inteligente. Reduzimos em 45%, em média, o tempo de resolução das solicitações e aumentamos o número de projetos aprovados por mês”, disse Aline.
Segurança
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito apresentou os resultados da Muralha Digital, o monitoramento de ruídos e o aprimoramento do sistema de prevenção a desastres climáticos, com a instalação de dez estações meteorológicas e seis hidrológicas, que vão dar mais precisão na análise do risco de tempestades e outras intempéries.
O engenheiro mecânico curitibano Pedro Blosfeld, 29 anos, que foi ao Smart City para conhecer inovações da Prefeitura e da sua área de atuação, acompanhou o pitch e elogiou a proposta da Prefeitura para a prevenção de desastres. “Os dados em tempo real são muito importantes. Compartilhar esses dados como alertas para a população é de suma importância”, elogiou.
Nota Curitibana e DTI’s
Pela manhã, a Smart Plaza ficou movimentada com o sorteio do Nota Curitibana especial dos 330 anos de Curitiba, que sorteou R$ 330 mil, e com a roda de conversa que discutiu projetos para tornar as cidades Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) no setor de alimentação e entretenimento.
A Smart Plaza apresentou também as atualizações do app Saúde Já, dentro do conceito de atendimento Saúde 4.1, que alia as tecnologias da indústria 4.0 para facilitar o acesso aos serviços do SUS Curitibano ao individuo; a jornada dos 50 anos de história da Fundação Cultural de Curitiba (FCC); e as experiências de êxito da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), como a Fazenda Urbana, as 145 horta urbanas, o Mesa Solidária, os restaurantes populares e os Armazéns da Família.
Startups do Vale do Pinhão
A Agentes do Meio Ambiente (AMA), startup curitibana e primeira brasileira a ser premiada no SXSW, apresentou na Smart Plaza sua proposta para a limpeza pública das cidades com apoio dos cidadãos, por meio de engajamento por rede social.
Também fizeram seus piches as startups Tech Girls, Grupo Batom, Dany Angel Treinamentos, BeOrange, Esquadrão de Serviços, Mell.ro, Myniver e o Tech Road, programa que reúne as cidades de Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC) e Porto Alegre (RS) em busca de investimentos. Também apresentaram seus projetos inovadores a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Paraná (ADVB-PR), a escola de liderança JCI Curitiba e a Receita Federal.
“A Smart Plaza é, de fato, o coração do Smart City Expo Curitiba. Tem uma energia pulsante que atrai o público a acompanhar as propostas que Curitiba e que todos os atores do Vale do Pinhão trazem. Para as startups, é uma grande vitrine, aproximando-as de potenciais investidores. Pela interação nos pitches e rodas de conversa, pessoas de todo o país e de outros países conhecem o que Curitiba tem feito como smart city”, diz a presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Cris Alessi.
Em exposição
Durante todo o dia, as startups do Vale do Pinhão interagiram com o público mostrando seus produtos: a EVA, com suas hortas inteligentes; o WifiWiz, com a geração de renda no compartilhamento de wi-fi; a Broder com a oferta de companhia para pessoas idosas e pessoas com deficiência.
A GrowinCo levou sua plataforma de negócios B2B para empresas; a iCertus levou à Smart Plaza sua plataforma que combina serviços como o sistema ERP (de planejamento de recursos da empresas) e a antecipação de recebíveis para que as empresas prosperem.
A Smart Plaza Vale do Pinhão é organizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
O Smart City Expo Curitiba 2023
O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).