A rede municipal de ensino preparou atrações especiais na próxima semana pelo Dia do Professor, comemorado no domingo (15/10). Nas bibliotecas temáticas e Faróis do Saber a programação é variada e gratuita.
A Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, que tem nos professores seu principal público, realiza desde o início do mês atividades para professsores. No dia 10, a psicóloga Ana Simões conversou com os profissionais da área sobre o tema Docência: Professor, um Semeador. No dia 11, a agenda teve diálogo sobre a profissão docente, com o doutorando e escritor Gabriel Petter.
Inaugurada em março, nas comemorações dos 330 anos da cidade, a biblioteca ocupa a casa art nouveau da esquina das ruas Ébano Pereira e Augusto Stellfeld, no Centro. São quatro mil títulos disponíveis à comunidade acadêmica e às famílias, inclusive com atendimento noturno (pesquisas, reuniões acadêmicas, visitas), mediante agendamento.
Essa é uma das 13 unidades pedagógicas e inclusivas da rede (as outras 12 estão nos faróis de praça), e conta com audiolivros, óculos de realidade virtual e títulos em braile, por exemplo.
No Memorial Árabe (Farol Gibran Khalil Gibran) está agendado para o próximo dia 16 um momento cultural para professores, a partir das 9h.
No Farol do Saber Miguel Bottacin (CIC), dia 17, às 14h, tem Café Literário com as professoras e leitura da poesia Ser Professor é…, de autor desconhecido.
Outra opção é o Farol São Pedro e São Paulo, que no dia 17, às 10h e às 13h50, promoverá rodas de leitura em alusão aos professores.
Além da agenda nos Faróis, no Teatro Fernanda Montenegro está marcada para segunda-feira, dia 16, às 19h, a palestra Ser professor, com a professora Izabel Cristina Petraglia, da Universidade Metodista de São Paulo. O evento faz parte das formações ofertadas pela Secretaria Municipal da Educação.