Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Motivos para comemorar

Na semana de aniversário, Curitiba festeja com hotéis, restaurantes e bares lotados

Na semana de aniversário, Curitiba vira capital do turismo com hotéis, restaurantes e bares lotados. FOTO: Hully Paiva/SMCS (arquivo)

Na semana em que completa 332 anos, Curitiba vive um momento especial no turismo. Uma série de eventos, como Smart City Expo 2025, Festival de Teatro, Expo Turismo Paraná 2025 e os shows internacionais de Olivia Rodrigo e Alanis Morissette deixaram a capital mais movimentada e em evidência. 

Em Curitiba, o turismo se transformou em grande fonte de receita, é um trabalho que está fortalecendo o nome da nossa cidade cada vez mais. Nesta semana, Curitiba está com 100% dos hotéis lotados”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel durante a participação da Expo Turismo Paraná 2025.  "Temos uma série de pontos turísticos e locais para eventos na cidade, mas o Centro está, sem dúvida, entre as cinco prioridades do meu governo. Por isso, reforço o pedido para que os empresários invistam no Centro da nossa cidade", completou.

Hotéis lotados 

O engenheiro ambiental Carlos Ricardo Cardozo Carrera veio participar do Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena. Ele integra o grupo de pesquisadores do Napi Trinacional, arranjo de Pesquisa e Inovação do Brasil, Argentina e do Paraguai. Assessor da área de cadastro da prefeitura da cidade de Minga Guazú, no Paraguai, Carrera fica na cidade até o fim de semana para visitas técnicas programadas no Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). 

“Os projetos que conhecemos aqui vão enriquecer o trabalho no nosso município. Nossa cidade é pequena e estamos em expansão da área industrial, fizemos muitos contatos com algumas empresas que têm serviços de inovação que podem ser úteis para melhorarmos os serviços públicos”, afirmou Carrera. 

Eventos atraem turistas

De acordo com o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, Jonel Chede Filho, os 23 mil leitos dos hotéis e pousadas do município estão quase todos lotados, com quase 100% de ocupação.

“Curitiba se tornou uma das principais capitais de turismo de eventos, de negócios e de lazer e entretenimento. Nosso parque hoteleiro está com 100% de ocupação e a previsão para o fim de semana é que continue assim. Os eventos trouxeram muita gente para a cidade, o momento é pujante no turismo e toda a cadeia de negócios da cidade sai ganhando. Nossa expectativa aumenta ainda mais com a revitalização do Centro, anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel, já que muitos hotéis e pontos turísticos ficam na região central”, afirmou Chede. 

Sem vagas

Carlos Henrique Illa Font, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mora em Ponta Grossa e tentou reservar hotel três semanas antes do início do Smart City Expo. Não conseguiu encontrar vagas disponíveis.  

“Quando fiquei sabendo que iria participar deste evento fui rastrear vários hotéis onde costumo ficar quando venho a Curitiba, mas todos estavam lotados”, disse Font. “Como não encontrei hotel para ficar, durante o evento eu saía no começo da manhã e voltava à noite para casa. Foi bem mais cansativo, mas valeu a pena pela troca de experiências e pela oportunidade de mostrar as pesquisas que desenvolvemos na universidade”, completou o professor. 

Empresário de Toledo, Paulo Lavagnoli, também encontrou dificuldades para encontrar vaga nos hotéis. 

“Nosso grupo viajou à noite toda porque não tinha lugar para ficar aqui. Foi difícil, eu achei que eu ia ter que dormir dentro do carro. Liguei para mais de 20 hotéis para tentar reservar, mas não encontrei vaga” contou Lavagnoli.  

Reserva antecipada


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


O empresário Irineu Moresco e a esposa Sandra conseguiram hospedagem porque conseguiram antecipar as reservas. Assim como eles, o advogado Amador Outerrelo, de Brasília, se antecipou e fez a reserva do hotel há mais de um mês. 

“Eu tive a felicidade de morar em Curitiba em 1992, e passados 33 anos me deu vontade de voltar para ver como a cidade está. Como me programei e fiz a reserva com mais de uma mês de antecedência, não tive nenhum problema,” afirmou Outerrelo.

Linha Turismo com movimento maior

O movimento de turistas para os eventos e para visitar a cidade refletiu ainda no aumento de passageiros da Linha Turismo da Prefeitura de Curitiba, que percorre 26 atrações da capital. O movimento desta semana cresceu 38,27%, em comparação com a semana passada. Nesta semana, mais de sete mil pessoas aproveitaram o passeio no ônibus para conhecer os atrativos da cidade. 

Igor Nogueira Nunes é gerente geral de transformação digital da Prefeitura de Recife e embarcou na Linha Turismo para visitar parques e pontos turísticos. “Saí do ponto da Rua 24 horas, circulei por diversos locais, visitei o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer. Como o cartão da Linha Turismo tem 24 horas de validade, também consegui conhecer o  Parque Tanguá”, contou.

Bares e restaurantes comemoram o movimento


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Luis Fernando Menuci, revela que o momento é positivo. Ele tem dois empreendimentos na cidade e na manhã desta sexta-feira (28/3) abriu um dos restaurantes para preparar o porco no rolete servido no almoço dos participantes da  Expo Turismo Paraná 2025.  

“Tanto o Paraná como Curitiba têm feito há alguns anos um trabalho bastante sério e eficiente para desenvolver o turismo. Eu acredito que nesta semana houve, no mínimo, 10% de aumento e de faturamento para o setor. A gente está com a cidade cheia de turistas", disse Menuci.

“Esse movimento impacta em toda a cidade, beneficiando o comércio, serviços, motoristas de aplicativos e taxistas. Vamos atuar juntos para transformar o turismo na indústria que mais gera receita, emprego e renda para Curitiba e toda a região”, ressaltou o presidente do Instituto Turismo, José Luiz Velloso.