Bairros das regionais Boqueirão, Matriz, Cajuru e Boa Vista serão os primeiros a receber as unidades móveis do Fala Curitiba, nesta sexta-feira (1/3). Será o primeiro dia da consulta pública anual promovida pela Prefeitura sobre melhorias para a cidade. Para quem prefere participar sem precisar se deslocar, a opção é acessar a internet a partir da zero hora do mesmo dia.
Por meio dos quatro veículos caracterizados do Fala Móvel, será possível participar até 27 de março, pela manhã e à tarde. Pela internet, o prazo vai até 31 de março.
De uma ou de outra forma, os cidadãos a partir de 15 anos sugerirão à Prefeitura em quais áreas ela deve gastar o dinheiro arrecadado por meio de receitas como impostos e taxas. Para isso, o participante deverá preencher um formulário, impresso ou virtual, onde é possível escolher entre 65 ações referentes a 17 políticas públicas.
Consulta em etapas
As sugestões apontadas nessa fase – a primeira da consulta pública deste ano mas que vem sendo aplicada desde 2017 - vão orientar a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária). Na prática, a partir dessas informações, a Prefeitura esboçará um rascunho da distribuição dos recursos entre as diferentes áreas administrativas com a ajuda dos moradores e de quem frequenta e gosta da cidade.
O Fala Curitiba terá mais duas etapas - uma vai sugerir obras e serviços para a LOA (Lei Orçamentária Anual), em que a Prefeitura recolhe sugestões para detalhar o que fazer com o dinheiro disponível do orçamento municipal em cada área temática). Na última, serão votadas as sugestões mais pedidas pelo público.
Serviço: Fala Curitiba 2024 - cronograma
Primeira fase (LDO)
Início - 1º de março (sexta-feira)
Encerramento – 27/3 no Fala Móvel e 31/3 na internet
Segunda fase (credenciamento de sugestões LOA)
Início – 1º de abril
Encerramento - 8/5, com reuniões de bairros
De 22/4 a 08/5
Terceira fase (votação LOA)
Início - 11 de junho
Encerramento - 28/6, com reuniões regionais
De 24/6 a 28/6