Nesta terça-feira (11/2), a Guarda Municipal de Curitiba deu continuidade à 2ª etapa da Operação Cabo Seguro, com o objetivo de combater o furto de cabos e fios de cobre na cidade, especialmente em semáforos e sistemas de telecomunicação. Desde o início da operação, há uma semana, cerca de 16 pessoas já foram presas.
A operação desta terça foi realizada nas regionais Cajuru e Matriz e duas prisões foram feitas.
No primeiro caso, o Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito recebeu uma denúncia sobre um suspeito que estaria furtando cabos na região central da cidade. Uma equipe da Guarda foi acionada e prendeu em flagrante um homem de 37 anos com 13 metros de cabos de telefonia, uma serra de corte e um alicate. Ele foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos para os procedimentos legais.
Além da participação do Departamento de Inteligência e da Guarda Municipal, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Urbanismo.
Seis estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis, conhecidos como sucatas e ferros-velhos, foram fiscalizados. Três notificações foram emitidas pela Secretaria do Urbanismo. Ao todo, 21 pessoas foram abordadas e qualificadas.
Durante a operação, uma mulher foi presa por tráfico e posse de drogas ilícitas e conduzida à Central de Flagrantes.
Outro caso
Ainda nesta terça-feira, a Polícia Militar do Paraná prendeu em flagrante um homem que havia acabado de furtar cabos de um semáforo no cruzamento da Rua Anne Frank com a Linha Verde, no bairro Hauer. Com ele, foram encontrados 3,1 kg de fiação.
De acordo com a PM, o homem já havia sido detido há oito dias pelo mesmo crime. O suspeito foi novamente encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.