Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço Cabo Seguro

Na primeira semana, operação da Guarda Municipal prendeu 16 pessoas por furto de cabos

Guarda Municipal realiza duas prisões na segunda fase da Operação Cabo Seguro em Curitiba. Curitiba, 11/02/2025. Foto: Ricardo Deverson/GMC

Nesta terça-feira (11/2), a Guarda Municipal de Curitiba deu continuidade à 2ª etapa da Operação Cabo Seguro, com o objetivo de combater o furto de cabos e fios de cobre na cidade, especialmente em semáforos e sistemas de telecomunicação. Desde o início da operação, há uma semana, cerca de 16 pessoas já foram presas. 

A operação desta terça foi realizada nas regionais Cajuru e Matriz e duas prisões foram feitas.

No primeiro caso, o Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito recebeu uma denúncia sobre um suspeito que estaria furtando cabos na região central da cidade. Uma equipe da Guarda foi acionada e prendeu em flagrante um homem de 37 anos com 13 metros de cabos de telefonia, uma serra de corte e um alicate. Ele foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos para os procedimentos legais.

Além da participação do Departamento de Inteligência e da Guarda Municipal, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Urbanismo. 

Seis estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis, conhecidos como sucatas e ferros-velhos, foram fiscalizados. Três notificações foram emitidas pela Secretaria do Urbanismo. Ao todo, 21 pessoas foram abordadas e qualificadas.

Durante a operação, uma mulher foi presa por tráfico e posse de drogas ilícitas e conduzida à Central de Flagrantes.

Outro caso

Ainda nesta terça-feira, a Polícia Militar do Paraná prendeu em flagrante um homem que havia acabado de furtar cabos de um semáforo no cruzamento da Rua Anne Frank com a Linha Verde, no bairro Hauer. Com ele, foram encontrados 3,1 kg de fiação. 

De acordo com a PM, o homem já havia sido detido há oito dias pelo mesmo crime. O suspeito foi novamente encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.