Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 8 anos

Na iluminação, Prefeitura de Curitiba equilibra modernidade e respeito ao meio ambiente

Nova iluminação em LED instalada pelas equipes da SMOP em ruas e avenidas da cidade. Na imagem Rua Inacio Lustosa no bairro São Francisco .Foto: Daniel Castellano / SMCS

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba, sob a liderança do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, promoveu um amplo programa de modernização da iluminação pública, elevando a cidade a um novo patamar de eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Com 122 mil pontos de iluminação em LED, o processo já alcançou 74% da cidade, com a iluminação melhor e menor gasto de energia.

O período foi marcado por avanços significativos na área, com impacto direto na qualidade de vida da população e na preservação ambiental. Além da substituição de luminárias convencionais por LED, a gestão investiu em projetos que usam a luz de forma cênica para valorizar 102 edificações históricas e monumentos da capital. O resultado é uma cidade mais clara, atraente, com conforto e bem-estar para os moradores.

“Curitiba é uma cidade que ilumina o presente com responsabilidade e prepara um futuro mais sustentável para todos. Nossa gestão fez da eficiência energética uma prioridade, mostrando que é possível unir modernidade e respeito ao meio ambiente”, diz o prefeito Rafael Greca.

Ruas mais iluminadas

Regiões já contempladas com a nova iluminação agradam aos moradores. “A rua mudou da noite para o dia com as luminárias de LED, ficou bem mais clara e segura”, conta o aposentado Pedro Girardi, que reside na Rua Morretes, no Portão.

Iluminação Cênica

O Centro hintórico no Largo da Ordem, o Memorial Ucraniano e a Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais estão entre os espaços que ganharam iluminação mais charmosa. O projeto valoriza o patrimônio histórico e atrai mais visitantes, reforçando o turismo local.

Novos projetos também foram feitos para destacar praças e bosques e, paralelamente à modernização e ampliação do sistema, há serviços contínuos de manutenção da iluminação em ruas, parques, praças, logradouros e outros espaços públicos. De 2017 a 2024, foram realizadas mais de 602 mil manutenções, assegurando o funcionamento eficiente do sistema e ampliando a cobertura de iluminação para áreas antes desassistidas.

Primeira PPP

A modernização do sistema de iluminação da cidade começou em 2019, inicialmente desenvolvida pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A partir de 2023, teve início uma nova fase no processo de modernização e eficiência com o lançamento da primeira Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública, uma iniciativa inédita em Curitiba.

Agora os trabalhos acontecem pela PPP, tendo a Engie como concessionária e a Secretaria Municipal e Obras Públicas como fiscalizadora das ações. A parceria com a empresa que é líder em energia renovável, permitirá reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030, consolidando Curitiba como uma cidade que equilibra desenvolvimento e sustentabilidade.

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, enfatiza o compromisso da administração. “Os resultados demonstram como um planejamento bem-executado transforma o cotidiano urbano. Modernizamos a iluminação com foco em eficiência e redução de custos para o município.”

Com investimento estimado em R$ 324 milhões ao longo de 23 anos, a PPP garante menor custo para os cofres públicos e maior eficiência na execução dos serviços, como manutenção e substituição de equipamento.

Destaques dos 8 anos de gestão

·        122 mil pontos de iluminação em LED, cobrindo 74% da cidade.

·        Substituição de luminárias convencionais por LED, garantindo maior luminosidade e economia.

·        102 edificações históricas e monumentos receberam iluminação cênica.

·        602 mil solicitações de manutenção atendidas.

·        Ampliação da cobertura de iluminação em áreas antes desassistidas.

·        Primeira Parceria Público-Privada (PPP) do município.

Em alta