Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Juntos e mais fortes

Na Festa da Uva de Colombo, Eduardo Pimentel defende integração entre Curitiba e RMC

Prefeito Eduardo Pimentel prestigia a 58a. Festa da Uva de Colombo e é recebido pelo prefeito do município, Helder Lazarotto, acompanhado de outras autoridades. Colombo, 07/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A valorização e ações conjuntas da Prefeitura de Curitiba com os municípios da Região Metropolitana (RMC) é uma das diretrizes do prefeito Eduardo Pimentel para sua gestão. Dentro desse preceito, participou, na tarde deste sábado (8/2), da tradicional Festa da Uva de Colombo, que está em sua 58ª edição.

“Não há limite entre os nossos municípios e partilhamos dessa integração política e de gestão pública em comum. Sempre falei que Curitiba é uma cidade metropolitana. Por isso, fiz questão de vir aqui hoje, em mais uma Festa da Uva, para mostrar essa boa relação, da vontade de trabalhar em conjunto. É assim que nós vamos nos fortalecer”, destacou Eduardo Pimentel.



Realizado no Parque Municipal da Uva, o evento termina neste domingo (9/2), fechando 5 dias de atrações que combinam tradição, cultura e entretenimento. A festa movimenta a economia da cidade, que anualmente recebe visitantes dos municípios vizinhos, inclusive de Curitiba.

O prefeito da capital paranaense foi recebido pelo prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec), Hélder Lazarotto e a primeira-dama, Elis Lazarotto, e pelo vice-prefeito, Paulo Carodin, pela a rainha e as princesas da Festa da Uva. 

Atrações

Em um encontro com lideranças políticas do Paraná, durante o evento, Lazarotto lembrou que a Festa da Uva nasceu como a celebração dos agricultores em agradecimento pela boa colheita. 

“Hoje continua sendo uma celebração da colheita, não só na agricultura, mas de muitos outros frutos que temos tido. Agradeço por tê-los aqui, na nossa Festa da Uva, que não é feita apenas de shows, mas várias atrações que incentivam o turismo, o comércio e a indústria local, fortalecendo nossa economia” disse o anfitrião.

Entre as principais atrações, a Festa da Uva atrai famílias inteiras para saborear o vinho e a comida farta da gastronomia italiana; se divertir, comprar e aprender na Mostra de Animais, nas feiras do Agronegócio e de Sabores, na Exposição de Hortifruti, assistir a grandes shows de estrelas nacionais da música e apresentações de danças típicas italiana.

Paz Política

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, destacou que o encontro de lideranças reflete a vontade do trabalho conjunto em favor do desenvolvimento dos 399 municípios paranaenses. 

“Esta tarde estamos vivendo o que defendemos na eleição do Eduardo para a prefeitura de Curitiba: a continuidade da paz política, do bom relacionamento, especialmente dos prefeitos da região metropolitana com o Governo do Estado”, falou Curi.

O presidente da Alep disse que os 29 municípios que integram a RMC concentram mais de 40% da população paranaense, com aproximadamente 3,6 mil habitantes. A região soma um PIB nominal de R$193,2 bilhões, o que corresponde a 35,6% do produto interno bruto paranaense.

Também prestigiaram a 58a edição da Festa da Uva de Colombo os deputados federais Felipe Francischini e Pastor Gilson; chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega; o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva; o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o prefeito de Campo Magro, Bosinha, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, o secretário municipal de Governo de Curitiba, Marcelo Fachinello; o secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; o assessor do Gabinete do prefeito de Curitiba, Ricardo Andreazza; secretários e vereadores municipais de Colombo, demais autoridades e convidados.