O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, apresentou os avanços da capital paranaense como cidade inteligente aos participantes do Encontro com Representantes da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), nesta segunda-feira (6/11), em Barcelona, na Espanha. “Nossa cidade exerce um processo permanente de inovação em áreas como sustentabilidade, educação, planejamento urbano e empreendedorismo", disse o prefeito, durante o evento que discutiu oportunidades de investimento da Catalunha (região cuja capital é Barcelona) no Brasil e antecede o Smart City Expo World Congress 2023, que começa nesta terça-feira (7/11), na cidade espanhola.
“O que realmente faz uma cidade ser inteligente é a vontade de ser inteligente. E a vontade é um atributo das mulheres e dos homens, das prefeitas e dos prefeitos, das vereadoras e dos vereadores, a vontade é um atributo da cidadania”, afirmou o prefeito.
Como exemplo de inovação de Curitiba, Greca citou a rede de Faróis do Saber, bibliotecas criadas por ele na primeira gestão como prefeito de Curitiba, entre 1993 e 1996: “No térreo tinha um acervo de 5 mil livros e, subindo as escadas, as primeiras lan houses públicas do país.”
E como a construção do futuro passa pelos professores e estudantes, essas estruturas agora são os Faróis do Saber e Inovação, evolução dos espaços criados nos anos 1990 e que contam, também, com impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal, que têm formação continuada.
Convite
Durante o Encontro com Representantes da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Greca foi recebido pelo prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, que ressaltou saber como Curitiba é referência em sustentabilidade, planejamento e mobilidade urbana.
“Estamos no caminho certo, pois as inovações desenvolvidas por Curitiba, como o Bairro Novo da Caximba, a Fazenda Urbana, o Vale do Pinhão e os serviços na palma da mão do cidadão, são instrumentos de justiça social”, disse Greca, ao agradecer as palavras do prefeito de Barcelona .
Greca aproveitou a oportunidade e convidou Collboni para vir à capital paranaense em março de 2024 para participar da quinta edição do Smart City Expo Curitiba.
Presenças
Das cidades brasileiras, além de Greca, participaram do encontro as prefeitas Cinthia Ribeiro (Palmas/TO) e Elizabeth Schmidt (Ponta Grossa/PR) e os prefeitos Arthur Henrique (Boa Vista/RR), Dr. Pitágoras (Candeias/BA), Guti (Guarulhos/SP), Hildon Chaves (Porto Velho/RO), Anderson Farias (São José dos Campos/SP) e Josué Ramos (Vargem Grande Paulista/SP). Todos integram uma comitiva organizada pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities, empresa curitibana organizadora do Smart City Expo Curitiba.
A mesa de abertura do evento foi composta por Ricard Frigola, diretor de Relações Institucionais e Cidadãs da Agbar (empresa espanhola de abastecimento de água) e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha; Nuria Parlón, vice-deputada presidencial e delegada de Relações Internacionais do Conselho Provincial de Barcelona; Cinthia Ribeiro, chefe da Delegação Brasileira da FNP em Barcelona; Javier Mirallas, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha; Joan Romero, diretor Executivo da Acció, agência para a competitividade empresarial da Catalunha; Lluís Gomez, diretor de Inovação da Fira de Barcelona; Josep Miquel Piqué, presidente da La Salle Technova, parque de inovação com serviços de incubação e aceleração de startups que faz parte da La Salle-Universidade Ramon Llull; e Pedro Henrique Lopes Borio, cônsul-geral do Brasil em Barcelona.
Greca está em Barcelona acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; do diretor do iCities, Beto Marcelino; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; do secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.
Agenda internacional
O Encontro com Representantes da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e Frente Nacional de Prefeitos (FNP) faz parte da agenda de compromissos oficiais do prefeito em Barcelona, até o dia 12 de novembro, buscando novas parcerias internacionais e soluções inovadoras para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.
Greca participa, de 7 e 9 de novembro, do Smart City Expo World Congress 2023. Trata-se do maior evento mundial das discussões sobre smart cities (cidades inteligentes) da franquia chancelada pela Fira Barcelona, do qual Curitiba também faz parte e sedia a edição brasileira.
Estande da Prefeitura
Curitiba estará presente nos três dias do evento em Barcelona. Pela primeira vez, a cidade terá um estande da Prefeitura na área de expositores, levando para especialistas do mundo todo as experiências exitosas de Curitiba.
Visitantes de diversos países terão a oportunidade de conhecer a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; a Família Folhas; a Pirâmide Solar de Curitiba; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já, Curitiba em Movimento, Guia Curitiba, Curitiba APP; o e-Cidadão; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; e as ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Curitiba é finalista
Na quarta-feira (8/11), Greca participa da cerimônia de premiação do Smart City World Awards 2023, em que Curitiba é uma das seis finalistas na categoria City Award (Prêmio Cidade), reconhecimento concedido a cidades por estratégias globais que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os cidadãos.
Este é o quinto ano em que Curitiba está entre as seis finalistas, selecionada entre 411 propostas de cidades de 63 países. Também estão na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
No terceiro dia do congresso, na quinta-feira (9/11), Greca será um dos palestrantes e vai falar sobre as ações, programas e projetos da capital paranaense que a tornaram, nos últimos sete anos, referência em smart city e sobre a experiência de a cidade ser sede brasileira do Smart City Expo, que em março de 2024 chega à sua quinta edição.
Em 2023, o congresso de cidades inteligentes em Curitiba passou de dois para três dias e contou com 15 mil participantes, de 450 prefeituras de todo o Brasil, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos.