Cerca de 300 mil pessoas, entre moradores das Regionais CIC e Bairro Novo e motoristas que circulam pela BR-116 todos os dias, se beneficiam dos acessos às alças da trincheira da Ceasa. A obra foi retomada e concluída pelo prefeito Rafael Greca e faz parte do conjunto de realizações para a área a partir de 2017, início da sua gestão.
Nos últimos seis anos, a região também testemunhou a implantação de quase 72,5 quilômetros de asfalto ao longo de 117 ruas.
Entre elas estão a revitalização de 1,9 quilômetro da Rua Raul Pompeia, entre a JK e a ponte sobre o Rio Barigui; a revitalização de 2,8 quilômetros da João Bettega; e os 3,8 quilômetros da Eduardo Sprada, que também teve seu traçado corrigido e ficou livre das curvas fechadas que existiam no encontro com a JK, antes da BR 376.
Qualidade para quem mora e quem passa
Os quatro bairros que formam a Regional CIC (São Miguel, Riviera, CIC e Augusta) também foram contemplados com 16,5 quilômetros de asfalto em 41 trechos de antigas ruas de saibro. Ficaram livres do pó e da lama vias como Ludovico Kaminski, Estrada Velha do Barigui, Carlos Mueller, João Amaral de Almeida, dos Palmenses e Engenheiro Sady Souza.
“Foi tudo muito bem feitinho e o resultado não poderia ser melhor”, conta o conferente Célio Fuson, da Casas Paraná, empresa de madeira e um dos empreendimentos localizados na Rua Engenheiro Sady Souza, que recebeu 530 metros de asfalto.
“Acabou o sufoco que era para a entrada e saída dos caminhões nos dias de chuva, quando abria valetas de pura lama na rua. Asfalto na pista é sinônimo de economia de tempo, de recursos e mais qualidade de vida e trabalho”, completou.
Para toda a Curitiba
Desde 2017, quando Greca assumiu a Prefeitura, o programa Asfalto Novo atingiu a marca dos 1.693 ações de pavimentação concluídas ou em andamento em 1.443 ruas da cidade. Em toda a cidade são 825.689 metros de vias com asfalto novo.
“O cuidado com as ruas é um exemplo da atenção que a Prefeitura dá à cidade toda, nas diferentes áreas”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
Na hora de asfaltar, a Prefeitura prioriza ruas que tenham equipamentos públicos (como unidades de saúde e escolas), as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e as escolhidas pela população pelo 156 e por meio da consulta pública Fala Curitiba.