Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Limpeza

Na CIC, Prefeitura de Curitiba desassoreia e regulariza taludes do Rio Barigui

Serviço de desassoreamento mecânico e regularização dos taludes no Rio Barigui/CIC. Curitiba, 05/05/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está trabalhando no desassoreamento e regularização dos taludes no Rio Barigui, no bairro CIC. O trabalho é realizado com escavadeiras hidráulicas e caminhões para ampliar e melhorar a vazão do rio, diminuindo os riscos de alagamentos na região.

A intervenção começou na última semana de abril e deve seguir até o fim deste mês. Já foram retirados aproximadamente 3.500 m³ de materiais, entre sedimentos, resíduos, terra, lixo e resto de materiais de construção descartados de forma irregular.

O Rio Barigui nasce na Região Metropolitana e corta Curitiba numa extensão de 45 km, até desaguar no Rio Iguaçu, pela margem direita no bairro Caximba. Suas águas passam por 18 bairros na capital paranaense.

Esta é uma das ações realizadas dentro do Programa Curitiba Contra as Cheias para minimizar o impacto das fortes chuvas na cidade.

“Graças a esse trabalho, que é constante e ocorre pelos bairros da cidade, quando há ocorrência de fortes chuvas e consequente transbordamento do rio, a normalização da situação é rápida, com escoamento da água em um curto período de tempo”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Para os moradores da região, o trabalho da Prefeitura no rio é sinônimo de tranquilidade. “A gente se sente mais seguro sabendo que o rio está ficando mais fundo, mais limpo, com espaço para as águas das chuvas, que são cada vez mais fortes, poderem correr e não invadirem as casas”, conta Josineide Moraes, moradora do bairro.

Manter os rios limpos e desobstruídos é uma das ações da Prefeitura de Curitiba para evitar enchentes e garantir a segurança da população.

Na limpeza, são encontrados diversos materiais que as chuvas carregam para as áreas fluviais, como acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica, além de materiais que não foram descartados corretamente, como restos de móveis e outros materiais. Por isso, além das limpezas preventivas no local, é necessário que a população faça o descarte correto dos materiais.

Descarte correto

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza a coleta de lixo comum, reciclável, tóxico e eletroeletrônico. O cidadão também pode encaminhar diretamente os entulhos a um dos 11 Ecopontos, de segunda a sábado.

Além disso, o cidadão pode solicitar, pela Central 156, serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas.

Em alta