Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cohab

Na casa nova, Sônia vai realizar o sonho de receber os familiares para a ceia de Natal

Famílias da Vila Nina no Fazendinha, vão passar o primeiro Natal na casa nova. Na imagem Sonia. Curitiba, 21/12/2022 Foto: Rafael Silva

Fazer a ceia de Natal em sua própria casa é um sonho antigo da zeladora Sônia Maria Lima dos Santos, 59 anos. Em 2022 ela finalmente vai poder receber seus amigos e familiares na noite de 24 de dezembro, em sua nova casa no Moradias Vila Nina, no Fazendinha.

Transferida de área de risco, em agosto, pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Sônia está animada para este Natal. Enfeitou a casa, já avisou os convidados e está pensando nos preparativos para o tão esperado momento.

 

“Eu morava em um barraquinho de madeira, escorado na beira do rio. Era feio, eu tinha vergonha de levar alguém lá. A vontade de fazer o Natal sempre foi grande, mas lá não tinha como”, relembra.

 

A casa nova resgatou a autoestima de Sônia, assim como das outras 48 famílias que foram beneficiadas com moradias do programa habitacional na Vila Nina.

“Tenho muito orgulho da minha casa e isso me deixa feliz demais. Meu primeiro Natal com meus filhos, meus netos e colegas de trabalho que eu convidei para passar comigo”, destaca.

 

 

 

Família

Sônia tem seis filhos e seis netos. Uma das filhas, Luzia, de 41 anos, também mora em uma casa da Cohab na Vila Nina. Ela conta que na juventude, quando viviam na Bahia, ela pedia dinheiro na rua para poder levar comida para casa.

“Nós passamos muita dificuldade antes de vir para cá. Por isso posso dizer que Curitiba é uma mãe. Aqui eu fiz curso de enfermagem e hotelaria e trabalho em um hospital”, conta.

Luzia afirma que a nova moradia transformou Sônia, que hoje em dia voltou a sorrir, o que era raro de ver. A expectativa para a noite de Natal está estampada no rosto de ambas.

 

“Essa ceia de Natal vai ser a melhor ceia de todas as nossas vidas, vai ser um dia de muita benção pela casa nova, por ver minha mãe sorrindo, pela felicidade. É só felicidade e gratidão”, ressalta Luzia, emocionada.

 

Conjunto

A construção do Moradias Vila Nina havia sido paralisada em gestões anteriores quando faltavam 23 unidades para entregar. A obra foi retomada pelo prefeito Rafael Greca, que determinou a aplicação de recursos municipais para a conclusão do conjunto, finalizado pela Cohab em agosto desse ano.

O projeto incluiu a implantação de drenagem, pavimentação, redes de água e esgoto, iluminação pública e recuperação ambiental dos locais de onde as famílias foram transferidas. Foram implantados 750 metros de tubulação para drenagem pluvial, 450 metros de redes de água e esgoto, além de 1,2 quilômetro de vias pavimentadas.

 

 

Cohab Solar

As moradias construídas na Vila Nina fazem parte do projeto Cohab Solar, que integra o programa Curitiba Mais Energia, cujo objetivo é incentivar o uso de energias renováveis para contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

Os painéis fotovoltaicos captam a radiação solar e enviam para um conversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico, gerando economia de até 80% nas contas de luz das famílias atendidas.

Além do benefício financeiro, as placas representam geração de energia sustentável e sem impacto ambiental. “Cohab Solar avançou em 2022 e seguirá avançando ano que vem. É uma alegria beneficiar as famílias que mais necessitam e poder colaborar para que tenham um bom Natal”, diz o presidente da Cohab, José Lupion Neto.