Ao lado de dezenas de famílias, o prefeito Rafael Greca assistiu à Missa do Galo, realizada no início da noite desta terça-feira (24/12), na Capela de Nossa Senhora da Glória, no bairro Alto da Glória. Antes da celebração, no jardim da pequena igreja, todos assistiram ao Auto da Anunciação – encenado por artistas curitibanos –, que trouxe o anjo Gabriel para anunciar o nascimento de Jesus.
A missa, a última do Natal de Curitiba 2024, foi celebrada pelo padre Emmanuel Cardozo, na forma do rito tradicional romano e marcada por cantos gregorianos.
Antes da celebração, o prefeito agradeceu a presença de todos e desejou um Natal abençoado aos curitibanos.
“É com imensa alegria que digo que um menino nos foi dado e seu nome é Emmanuel. Ele é um presente dos céus e o verdadeiro significado do Natal”, disse Greca, ao lado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro.
Glória
Essa foi a sétima Missa de Natal realizada na Capela de Nossa Senhora da Glória e observou o rito tridentino, em latim, com cerca de 1h15 de duração. O Coral sob a regência do organista Khae Lhucas Ferreira Pereira, executou o repertório da missa.
A pequena Capela da Glória existe desde meados do século 19 e foi erguida pelo Comendador Fontana, pela Baronesa viúva Do Serro Azul e outras famílias ervateiras. Depois de restaurada foi reaberta com o apoio da Prefeitura em 15 de agosto de 2018, dia de Nossa Senhora da Glória, na gestão anterior de Greca.
Celebração
A Missa do Galo – ou Missa da Noite de Natal – é considerada uma das celebrações mais alegres e festivas da Igreja Católica, sendo a primeira das quatro rezadas durante o dia de Natal (25/12). Foi instituída no século 5, após o Concílio de Éfeso, e começou a ser celebrada na atual Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma. Atualmente, a mais conhecida é a que acontece na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e é oficiada pelo papa.
Também participaram do ato religioso o assessor político do gabinete do prefeito, Lucas Navarro, e o diretor da FCC, Edson Bueno.