(Atualizado às 11h40)
Catorze toneladas de resíduos foram removidas de parte do bairro Prado Velho, na Regional Matriz, na manhã desta quinta-feira (13/02), durante o Mutirão Contra a Dengue promovido pela Prefeitura. Todo esse material foi retirado com o auxílio de caminhões e até de uma retroescavadeira, que recolheu restos de materiais usados em construção.
A atividade percorreu 34 quarteirões, da região da Vila Torres, levando a mensagem da prevenção contra a dengue para 840 moradores e comerciantes. “Foi muito produtivo porque, alertado pelos agentes comunitários de saúde desde o começo da semana, quem não estava em casa se antecipou e pôs o lixo na frente das casas antes de sair para o trabalho ou para a escola”, disse a administradora regional da Matriz, Ariane Assis, que participou da atividade.
Ariane Assis, administradora regional da Matriz.
A supervisora do Distrito Sanitário da Matriz, Cristiane Rasera, ficou satisfeita ao constatar a adesão da comunidade ao mutirão.
Cristiane Rasera, supervisora do Distrito Sanitário da Matriz.
“As pessoas abriram suas casas pra nós e, em muitas delas, encontramos pratinhos de vasos de plantas com areia ou virados para baixo, para evitar a proliferação de larvas do mosquito na água da chuva que poderia se acumular ali. Sinal de que estão pondo nossas dicas em prática”, disse.
Trabalho de muitas mãos
Cerca de 40 pessoas trabalharam no mutirão, entre profissionais e agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, servidores da Secretaria do Meio Ambiente, técnicos da Administração Regional e lideranças comunitárias.
Apesar do esforço da população, as equipes ainda encontraram dois pontos com larvas. Elas foram encaminhadas para análise laboratorial, para determinar se são do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Em toda a Regional Matriz, que abrange 18 bairros, este ano, foram encontrados dez focos do mosquito vetor da dengue.