Servidores da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e funcionários da empresa Mondelez Brasil se uniram nesta segunda-feira (28/8), na Rua da Cidadania do Tatuquara, para ofertar um mutirão de serviços gratuitos para a comunidade.
A ação marca do Dia do Voluntariado, começou às 9h e vai até às 17h. O evento faz parte do Change Day, programa de voluntariado da Mondelez, em parceria com o setor público.
Foram instaladas tendas no pátio interno da Rua da Cidadania para disponibilizar serviços gratuitos de confecção de currículos e para inscrição em banco de vagas.
Serviços para a comunidade
As pessoas também podiam se candidatar a vagas na Mondelez, inscrevendo seu nome no banco de talentos ou como menor aprendiz.
“É uma ação muito importante que mostra a união de esforços do poder público com a iniciativa privada com o objetivo de ofertar benefícios para o cidadão”, disse o administrador regional, Marcelo Ferraz.
Para Vinícius Santos, da Assessoria de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelez, o objetivo do Change Day é fomentar a doação de tempo e conhecimento para atender a população do entorno de suas fábricas no Paraná e em Pernambuco.
“O voluntariado é incentivado durante todo o ano na corporação e está alinhado com o pilar de sustentabilidade da nossa empresa, que se concentra em impactar as nossas comunidades”, disse Vinícius.
Currículo na hora
Os serviços mais procurados eram os de confecção de currículos e orientação de carreira.
Sérgio Gabriel Lourenço, 22 anos, morador no Tatuquara, foi acompanhado do pai em busca de trabalho. “Estou procurando uma ocupação em qualquer área, não importa muito a função”, disse o rapaz.
Em outra mesa, Valdomiro Maia, morador do bairro Campo de Santana, estava tendo ajuda para fazer o currículo.
“Este evento foi um achado. Eu não tinha currículo, estava indo até a Praça Rui Barbosa para fazer um, quando tive a informação que estava acontecendo este mutirão aqui hoje. Foi muito bom”, disse Valdomiro, que está procurando trabalho como pedreiro ou metalúrgico.
Vacinação e saúde bucal
Além das ações para o mercado de trabalho, as pessoas também podiam colocar a carteira de vacinação em dia, tomando os imunizantes contra Influenza e covid na unidade móvel que a Secretaria Municipal da Saúde colocou no local.
Estava lá também o Odontomóvel para fazer avaliação da saúde bucal dos interessados, que em alguns casos eram encaminhados para atendimento nas clínicas que das unidades de saúde.
Combate à violência doméstica
Com o Ônibus Lilás, unidade móvel de atendimento da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura, as equipes faziam orientações sobre direitos das mulheres e sobre ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar disponíveis em Curitiba.
O mutirão também teve a participação da Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e funcionários da Rua da Cidadania.
O Governo do Estado levou o ônibus do Sine (Sistema Nacional de Empregos) ofertando as oportunidades de emprego, além da unidade móvel do Detran-PR, que apresentou jogos educativos sobre trânsito voltados para as crianças.