Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
No Pinheirinho

Mutirão em Curitiba conecta 1,5 mil trabalhadores a 53 empresas com vagas a preencher

Prefeito Eduardo Pimentel prestigio o início do Mutirão de Emprego em parceria com o governo do Estado, na Rua da cidadania do Pinheirinho. Curitiba, 02/04/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O ginásio da Rua da Cidadania Pinheirinho ficou pequeno para tanta movimentação, nesta quarta-feira (2/4). O espaço recebeu 1.470 pessoas em busca de uma das 4,5 mil oportunidades de trabalho oferecidas simultaneamente por 53 empresas, no Mutirão Emprega, realizado em parceria da Prefeitura com o Governo do Paraná.

O prefeito Eduardo Pimentel e o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, estiveram no mutirão pela manhã, período em que as senhas para o atendimento estavam sendo entregues, e incentivaram os trabalhadores a aproveitar ao máximo o evento.

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


“Nesta parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, quem ganha é a nossa cidade. O primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego. E trazer as empresas aqui no Mutirão é mais uma forma de facilitar a conquista de uma vaga. Queremos que vocês tenham trabalho, carteira assinada, dinheiro no bolso para poder cuidar da família e viver a vida”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel aos participantes.

O Mutirão foi realizado em uma ação conjunta dos programas Emprega Curitiba, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) de Curitiba, e Emprega Mais Paraná, da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. O evento também contou com a presença do secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Objetivo atingido

Paulo Martins destacou que o Mutirão atingiu seu objetivo: levar a oportunidade de trabalho mais próximo do trabalhador.

“Tivemos muita gente participando e conseguimos reunir mais vagas do que gente, dando não só a oportunidade, mas a opção de escolha ao trabalhador nessa relação que é uma via de mão dupla: vocês precisam da empresa e a empresa precisa de vocês. Obrigado por confiarem nesta iniciativa da Prefeitura e do Estado”, disse Martins.

Ele lembrou de seus próprios desafios para ter a carteira assinada. Entre elas, foi contratado como repositor de uma rede de comércio de variedades vizinha à Rua da Cidadania Pinheirinho, onde também trabalhou no caixa e foi promovido a gerente “Sinceramente, achava que minha vocação era outra, mas tinha uma satisfação muito grande quando contratava alguém, porque sei que quando você começa a trabalhar, consegue fazer a vida girar”, contou.

Curitiba e RMC

O Mutirão atraiu trabalhadores de várias regiões da cidade e da Região Metropolitana (RMC) para as oportunidades em 815 cargos diferentes, para todos os níveis de formação e faixas etárias. 

Foi o que fez o montador de móveis Artur Angeli, 21 anos, sair de casa, em Araucária, para buscar uma oportunidade em Curitiba. Uma, não. Várias oportunidades, contou. Dentro do Mutirão, ele e os demais participantes tiveram a possibilidade de buscar vagas em mais de uma empresa participante.

“Estou com um encaminhamento para uma vaga de operador de empilhadeira e vou ver outras vagas de outras empresas. Fiquei sabendo do Mutirão por um grupo de WhatsApp e achei muito bom esse formato. Tem uma galera que vai sair daqui empregada”, disse Angeli.

Preparados para as entrevistas

Durante todo o Mutirão, que foi até as 16h, os participantes receberam orientações sobre como se apresentar e se comportar nos processos seletivos, elaboração de currículo e marketing pessoal, em quatro palestras promovidas pelo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Curitiba, atingindo cerca de 320 trabalhadores.

Os profissionais também estenderam as dicas aos candidatos que estavam na espera por sua vez de conversar com os representantes das empresas: a cada 15 minutos, dois profissionais abordavam pequenos grupos.

Oferta contínua

O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a Prefeitura vai realizar novos Mutirões Emprega em outras regiões de Curitiba e que a SMDEI faz a oferta contínua de encaminhamentos nas 11 unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) municipais.

“Se, porventura, vocês não conseguirem um emprego aqui, hoje, temos as unidades do Sine em todas as Ruas da Cidadania. Lá, quem for convidado para uma entrevista de emprego e tiver de ir de ônibus, a Prefeitura vai pagar a passagem, desde que esteja dentro dos quesitos do Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego”, disse o prefeito.

Os Sines realizam atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada (CONFIRA AQUI os endereços). O Sine móvel atende a cada dia em um ponto da cidade (confira o cronograma NESTE LINK), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.