Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dermatologia

Mutirão de triagem de lesões suspeitas de câncer de pele atendeu 436 pessoas em Curitiba

Mutirão de triagem de lesões suspeitas de câncer de pele atendeu 436 pessoas em Curitiba. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizou no sábado (7/12), um mutirão para triagem de pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele ou melanoma.

Foram atendidas 436 pessoas, pacientes que já estavam inseridos em fila de espera de Dermatologia e aguardavam a primeira consulta para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele ou melanoma. Os pacientes foram convocados para ação pelas unidades de saúde e receberam, pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, a guia para o atendimento no sábado.  

A SMS agendou a avaliação de 850 pacientes que aguardavam a consulta especializada, mas somente 51% compareceram.

“O absenteísmo nas consultas agendadas é um grande desafio da saúde pública. Quando alguém confirma o compromisso e não comparece, outras pessoas que poderiam ser atendidas são prejudicadas”, alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Para ela, os mutirões são estratégias importantes para dar celeridade ao atendimento especializado, priorizando os casos mais urgentes e garantindo uma espera segura, de acordo com a condição de saúde de cada paciente.

“Nossa equipe agendou consultas para aqueles que têm lesão suspeita de câncer de pele e precisam de agilidade em seu atendimento. Agradecemos a parceria com a Sociedade de Dermatologia nesta ação”, disse a secretária.

O mutirão aconteceu no sábado, das 9h às 15h, e as consultas foram realizadas por quatro hospitais de Curitiba. A Santa Casa atendeu 108 pessoas no Centro de Especialidades Vila Hauer. Os médicos do Hospital de Clínicas concentraram o atendimento no Centro de Especialidades Mãe Curitibana, com a consulta de 114 pacientes. Outras 128 pessoas foram atendidas por médicos do Hospital Erasto Gaertner e por voluntários da Sociedade de Dermatologia no Centro de Especialidade Santa Felicidade. Já o Hospital Evangélico Mackenzie atendeu 86 pessoas no mutirão e pôde realizar 18 biópsias de pele na ação de sábado.

A partir das consultas realizadas no mutirão, os pacientes que precisam de continuidade no tratamento serão avisados nos próximos dias pela unidade de saúde e receberão, pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, a guia do próximo agendamento.