A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizou no sábado (7/12), um mutirão para triagem de pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele ou melanoma.
Foram atendidas 436 pessoas, pacientes que já estavam inseridos em fila de espera de Dermatologia e aguardavam a primeira consulta para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele ou melanoma. Os pacientes foram convocados para ação pelas unidades de saúde e receberam, pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, a guia para o atendimento no sábado.
A SMS agendou a avaliação de 850 pacientes que aguardavam a consulta especializada, mas somente 51% compareceram.
“O absenteísmo nas consultas agendadas é um grande desafio da saúde pública. Quando alguém confirma o compromisso e não comparece, outras pessoas que poderiam ser atendidas são prejudicadas”, alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Para ela, os mutirões são estratégias importantes para dar celeridade ao atendimento especializado, priorizando os casos mais urgentes e garantindo uma espera segura, de acordo com a condição de saúde de cada paciente.
“Nossa equipe agendou consultas para aqueles que têm lesão suspeita de câncer de pele e precisam de agilidade em seu atendimento. Agradecemos a parceria com a Sociedade de Dermatologia nesta ação”, disse a secretária.
O mutirão aconteceu no sábado, das 9h às 15h, e as consultas foram realizadas por quatro hospitais de Curitiba. A Santa Casa atendeu 108 pessoas no Centro de Especialidades Vila Hauer. Os médicos do Hospital de Clínicas concentraram o atendimento no Centro de Especialidades Mãe Curitibana, com a consulta de 114 pacientes. Outras 128 pessoas foram atendidas por médicos do Hospital Erasto Gaertner e por voluntários da Sociedade de Dermatologia no Centro de Especialidade Santa Felicidade. Já o Hospital Evangélico Mackenzie atendeu 86 pessoas no mutirão e pôde realizar 18 biópsias de pele na ação de sábado.
A partir das consultas realizadas no mutirão, os pacientes que precisam de continuidade no tratamento serão avisados nos próximos dias pela unidade de saúde e receberão, pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, a guia do próximo agendamento.