Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Força-tarefa

Mutirão de serviços médicos e odontológicos atende população do bairro Caximba

Mutirão da Saúde atende população do Caximba, na regional Tatuquara. -Na imagem, o atendimento oftalmológico na Vila 29 de Outubro. Curitiba, 19/08/2017 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Nem a chuva desanimou os moradores do Caximba neste sábado (19). A população aproveitou os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde em uma força tarefa que aconteceu das 8 às 16 horas. Foi possível encontrar atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de vacinação, coletas para exames, exames rápidos, palestras e oficinas. 

As frentes de atendimento ficaram na Unidade de Saúde e também na Vila 29 de Outubro. “Levar todos estes atendimentos para a população é urgente, a comunidade da Vila 29 de Outubro cresceu sobre uma área alagadiça, com condições insalubres”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Marcia Huçulak. “Isso aumenta o risco de desenvolvimento de doenças e é nossa responsabilidade facilitar esse acesso”, completou. 

Para a presidente do Conselho de Saúde do bairro, Maria Vilma Paolini, a iniciativa é excelente. “É exatamente do que a nossa comunidade precisa, um atendimento de qualidade, humanizado, com informação e cuidado”, confirmou.

A auxiliar de cozinha Gisele Dias Coutinho foi em busca dessa atenção com seus três filhos neste sábado. “Precisava de atendimento de dentista e oftalmologista para as crianças, aqui é mais rápido e é oportunidade para meus filhos conhecerem os serviços e não terem medo”, disse. As crianças têm sete e cinco anos, além de uma menina de cinco meses. O sábado, segundo ela, também facilita por conta do trabalho. 

O administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva de Lima, lembrou que nunca houve uma ação deste porte para atendimento de saúde da população do bairro. “É uma grande estrutura e estamos muito felizes com o resultado”, reforçou. 

Junto com os atendimentos e exames, a população teve acesso também a orientações de prevenção de doenças, planejamento familiar, e outros temas. “Trouxemos ainda a prevenção da dengue e da leptospirose e informações sobre como o cuidado com o meio ambiente ajuda a evitar a incidência de algumas doenças”, explicou a supervisora de Saúde do Distrito Sanitário do Tatuquara, Luciana Kusman. 

Mais serviços: O Justiça no Bairro, projeto do Tribunal de Justiça que começou nesta sexta-feira (18), na Vila 29 de Outubro, seguiu no sábado na Regional Tatuquara. Além dos serviços jurídicos, toda a estrutura da Regional estava disponível para a população.

Em alta