Agentes comunitários e de endemias da Secretaria Municipal da Saúde e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente começam nesta quinta-feira (20/2) mais uma etapa do combate à dengue nos bairros.
As ações integram o Mutirão Curitiba Sem Mosquito, que tem o objetivo de combater focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos de prevenção irão acontecer no Bairro Alto (Regional Boa Vista), Fanny (Regional Pinheirinho) e Tatuquara (Regional Tatuquara).
As equipes vão orientar as comunidades das áreas selecionadas, fornecendo informações sobre a prevenção da dengue e pedindo que os moradores recolham entulhos das moradias e dos quintais e coloquem na frente das casas. Caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem o recolhimento.
Desde o início deste ano, já foram realizados 17 mutirões e recolhidas 96 toneladas de entulhos.
Bairro Alto
O trabalho desta etapa vai começar pelo Bairro Alto. Nesta quinta (20/2) e sexta (21/2), os agentes vão percorrer a área do entorno da Unidade de Saúde Bairro Alto. As equipes vão passar por 22 quarteirões fazendo a orientação para os moradores.
Na segunda-feira (24/2), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passarão recolhendo os entulhos.
Fanny
Na segunda (24/2) e terça-feira (25/2), será a vez dos moradores do bairro Fanny receberem as orientações para manter o mosquito longe de suas casas. O mutirão vai acontecer na área de abrangência da Unidade de Saúde Fanny-Lindoia, contemplando 22 quarteirões.
Na quarta (26/2) será feito o recolhimento dos entulhos na região.
Tatuquara
Na terça (25/2) e quarta-feira (26/2), os agentes vão fazer o trabalho de orientação aos moradores do bairro Tatuquara, no extremo sul da cidade. As equipes vão atuar numa área de 19 quarteirões, nas proximidades da Unidade de Saúde Monteiro Lobato.
O recolhimento de todo o lixo e material inservível que sair das casas será feito na sexta-feira (28/2).
União de esforços
A realizações de mutirões é uma das estratégias da Prefeitura de Curitiba para combater Aedes aegypti. Através das orientações sobre os cuidados, a Prefeitura convoca a população a ser parceira na prevenção da doença.
Ao manter o quintal limpo e eliminar a água parada nos domicílios, a população dificulta e proliferação do mosquito. Este trabalho de formiguinha é muito importante. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que pelo menos 65% dos focos do mosquito da dengue são encontrados nas residências.
Os agentes orientam como fazer todos os procedimentos que devem se tornar rotina, como fiscalizar as dependências da casa e do quintal; eliminar pontos de riscos para proliferação do mosquito da dengue; manter ralos e caixa d’água fechados e vasos de flores sem acúmulo de água.
A Prefeitura de Curitiba também realiza o monitoramento da presença do mosquito transmissor com armadilhas e drones, bloqueios de transmissão de casos, varreduras casa a casa e ações educativas.
Como acondicionar os resíduos
O mutirão Curitiba Sem Mosquito coleta materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, móveis e eletrodomésticos sem condições de uso, resíduos orgânicos e restos de vegetais embalados.
Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não são recolhidos pela Prefeitura de Curitiba durante os mutirões contra a dengue.
Resíduos menores devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.
Coleta regular
Mesmo com a realização dos mutirões contra o dengue, o cidadão deve continuar normalmente o trabalho de descarte do lixo doméstico e reciclável. A Prefeitura mantém a coleta regular, nos dias determinados em cada região, de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais.
Ecopontos ativos
Para descarte de resíduos mistos e recicláveis, os curitibanos podem contar com os Ecopontos. Os resíduos mistos incluem materiais de construção civil, madeira, restos de podas de árvores, mobiliário inutilizável, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura usados.
Os resíduos devem ser separados e depositados conforme as orientações dos funcionários do local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.