O Mutirão Curitiba Sem Mosquito, da Prefeitura de Curitiba, ganhou um reforço importante nas ações de prevenção e combate à dengue: o apoio do 5o Batalhão Logístico Blindado do Exército Brasileiro.
Nesta segunda (24/2) e terça-feira (25/2), nos bairros Fanny e Lindóia, um grupo de 12 militares do batalhão começou a ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles se unem às equipes dos agentes de endemias e de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e da Regional Pinheirinho no mapeamento dos focos do mosquito.
“Para combater a dengue, precisamos do apoio de toda a sociedade. Esse trabalho intersetorial realizado no Pinheirinho, com o auxílio do Exército, é um exemplo disso”, afirma a secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak.
O supervisor do núcleo da Secretaria Municipal de Saúde da Regional Pinheirinho, Cleverson Fragoso, explica que o apoio dos militares possibilita o aumento do número de equipes que atuam na regional e que é muito importante intensificar o trabalho neste período de chuvas e de calor para evitar a proliferação do mosquito.
“A presença do Exército gera respeito e maior segurança no trabalho de prevenção, além disso podemos ampliar as visitas com esse reforço dos militares", ressaltou Fragoso.
Agente comunitária de Saúde, Maria Lúcia de Santi destacou que o grupo do Exército ajuda a fazer o trabalho de maneira mais cuidadosa e apurada. "Muita gente tem receio de deixar os agentes entrarem nas casas para fazer a vistoria, mas com a presença dos militares os moradores têm mais confiança e liberam a nossa entrada nos quintais”, disse Santi.
Como funciona
A varredura realizada pelas equipes do Mutirão Curitiba sem Mosquito vai percorrer 22 quadras nos bairros Fanny e Lindóia nesta semana. Os moradores terão informações sobre como acabar com os focos do Aedes aegypti em casa, com destaque para a importância de manter quintais limpos e descartar entulhos que possam acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito.
Na quarta-feira (26/2), os caminhões da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão passar pelos locais para a coleta dos resíduos que foram separados.
A dona de casa Karine Moura dos Santos acredita que esse mutirão é essencial no combate à dengue e que todos precisam ter consciência da importância de manter os quintais limpos. "Eu sempre colaboro e olho o quintal, tiro os vidros e tudo que possa acumular água parada. Porque é a nossa saúde, temos que cuidar todo dia, e se todo mundo fizer a sua parte vai dar certo”, concluiu.
Serviço
Mutirão Curitiba Sem Mosquito no Tatuquara
Na terça (25/2) e quarta-feira (26/2), os agentes vão fazer o trabalho de orientação aos moradores do bairro Tatuquara, no extremo sul da cidade. As equipes vão atuar numa área de 19 quarteirões, nas proximidades da Unidade de Saúde Monteiro Lobato.
O recolhimento de todo o lixo e material inservível que sair das casas será feito na sexta-feira (28/2).