Os caminhões de coleta da Prefeitura recolheram, de segunda (26/6) a quarta-feira (28/6), 31,3 toneladas de lixo e resíduos inservíveis nos bairros das regionais Boqueirão e Pinheirinho, durante o Mutirão Curitiba sem Mosquito, de combate à dengue.
A ação estratégica de limpeza e também de orientações preventivas contra a doença foi coordenada pelas secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente e as duas administrações regionais.
Na Regional Pinheirinho, foram recolhidas 18,7 toneladas de resíduos descartados pela população das casas e comércios em 18 quarteirões em torno da Unidade de Saúde Concórdia.
Na Regional Boqueirão, 12,6 toneladas foram retiradas pelas equipes do município em 16 quarteirões em torno da Unidade Irmã Tereza de Araújo.
Remoção estratégica
Nas duas regionais, foram retirados materiais como pneus velhos, vasilhames vazios, entulhos de construções civil. A remoção desses materiais é específica porque eles podem acumular água e, com isso, propiciar a expansão de novos criadouros do mosquito da dengue.
“Esses materiais devem ser colocados nos pontos estratégicos indicados pelos agentes de endemias para que a equipe de coleta da Secretaria do Meio Ambiente possa retirar do bairro e dar o destino adequado a eles, evitando que se tornem criadouros do mosquito”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.
Visita preventiva
Uma semana antes da passagem dos caminhões para recolhimento dos materiais descartados, agentes de endemias percorreram as casas dos moradores das duas regiões, para avisar sobre o Mutirão Curitiba sem Mosquito e a coleta de lixo, na semana seguinte.
Na visita preventiva, os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde orientaram a comunidade sobre a identificação e a ação necessária para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, nas residências.
“Os materiais foram recolhidos nos pontos estratégicos indicados pelos agentes de endemias para a remoção, por parte da equipe de coleta da Secretaria do Meio Ambiente direto no bairro. A organização foi fundamental para dar-se o destino certo aos materiais e para se evitar a formação de possíveis criadouros do mosquito", explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.
Conscientização regional
O mutirão é considerado uma importante estratégia do município para a conscientização dos moradores das regionais sobre a separação adequada dos resíduos e também para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
“Este é um trabalho conjunto e uma ação organizada da Prefeitura e com total apoio das regionais e nossos parceiros”, destacou o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.
Reflexo comunitário
Para o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, a ação tem reflexos positivos em toda a comunidade, principalmente pela continuidade exercida pela Prefeitura em todas as regionais de Curitiba.
“Isso começa a fazer parte da rotina das pessoas e cria uma nova consciência coletiva dos moradores sobre a importância de organizar a separação e a coleta do lixo. O resultado prático está na eliminação do mosquito da dengue, na prevenção de doenças e na limpeza permanente dos bairros", destacou Boaron.