Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba sem mosquito

Mutirão contra a dengue chega a mais quatro regionais de Curitiba

Mutirão contra a dengue chega a mais quatro bairros da capital. Foto: Hully Paiva/SECOM

Nesta sexta-feira (7/2), a Prefeitura de Curitiba iniciou pelo Sítio Cercado (Regional Bairro Novo) mais uma etapa do combate à dengue nos bairros. As ações integram o Mutirão Curitiba Sem Mosquito e irão acontecer também nas regionais CIC, Pinheirinho e Matriz, a partir da próxima semana.

A nova ofensiva contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, envolve agentes comunitários e de endemias da Secretaria Municipal da Saúde e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Na ação, as equipes orientam a comunidade da área selecionada, fornecendo informações sobre a prevenção da dengue e pedindo que os moradores recolham entulhos das casas e dos quintais.

Todo este material (lixo, objetos inservíveis) deve ser colocado em frente às casas no dia em que os caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passarão para recolhê-lo. A data exata é informada pelos agentes durante o trabalho de orientação.

Desde o início deste ano, já foram realizados dez mutirões e recolhidas 70 toneladas de entulhos.


Regional Bairro Novo

Na área de abrangência da Unidade de Saúde Xapinhal, os agentes já percorreram 11 quarteirões para orientar a população. Na segunda-feira (10/2), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passarão recolhendo os entulhos. 

As equipes vão atuar novamente na região da Unidade de Saúde Xapinhal na semana seguinte, no dia 14. O recolhimento do material será feito no dia 17.

Regional Pinheirinho

No bairro Pinheirinho, o mutirão acontecerá em dois locais, em datas diferentes. 

Nesta terça-feira (11/2), os agentes vão percorrer 18 quadras no entorno da Unidade de Saúde Concórdia, com recolhimento dos entulhos na quarta (12/2). 

Na semana seguinte, no dia 18, as equipes irão se deslocar para as proximidades da Unidade de Saúde Maria Angélica, onde percorrerão 31 quadras. O recolhimento será no dia 19.

Regional Matriz

Na quarta-feira (12/2), o mutirão vai à Regional Matriz, com orientação para os moradores do entorno da Unidade de Saúde Capanema. A ação será feita em um território de 30 quadras. Na quinta (13/2), o caminhão passa para recolher o lixo retirado de casas e terrenos. 

Regional CIC

Na CIC, o Mutirão Curitiba sem Mosquito acontecerá em dois momentos. A primeira ação na região começa na quarta-feira (12/2), no entorno da Unidade de Saúde Taiz Viviane, numa extensão de 22 quadras. O recolhimento do material será realizado na quinta (13/2). 

Na semana seguinte, no dia 19, o trabalho será realizado Vila Verde, em uma área 21 quadras e com recolhimento do lixo no dia 20 pelo departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Casa em ordem

A efetividade do combate ao Aedes aegypti depende da soma dos esforços do poder público e da população. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos 65% dos focos do mosquito da dengue são encontrados nas residências.

Por isso, a Prefeitura de Curitiba investe na realização de mutirões para estimular a população a manter casa e quintal livres de focos de dengue.

São ações simples que fazem toda a diferença, como fiscalizar as dependências da casa e do quintal; eliminar pontos de riscos para proliferação do mosquito da dengue; manter ralos e caixa d’água fechados e vasos de flores sem acúmulo de água.

Além dessa estratégia, a Prefeitura de Curitiba também realiza o monitoramento da presença do mosquito transmissor com armadilhas e drones, bloqueios de transmissão de casos, varreduras casa a casa e ações educativas. 

Como acondicionar os resíduos

O mutirão Curitiba Sem Mosquito coleta materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, móveis e eletrodomésticos sem condições de uso, resíduos orgânicos e restos de vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não são recolhidos pela Prefeitura de Curitiba durante os mutirões contra a dengue.

Resíduos menores devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

Coleta regular

Paralelamente aos mutirões, Curitiba mantém a coleta regular. Nada muda em relação ao recolhimento de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais. Dessa forma, o cidadão tem diversas formas de eliminar entulhos e materiais já inutilizados, que, além de se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem também se tornar o ambiente ideal para roedores, insetos, aranhas e outros vetores de doenças.

Use os Ecopontos

Outra alternativa de descarte disponível para os curitibanos são os Ecopontos, locais destinados a resíduos mistos e recicláveis. Os resíduos mistos incluem materiais de construção civil, madeira, restos de podas de árvores, mobiliário inutilizável, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura usados.

Os resíduos devem ser separados e depositados conforme as orientações dos funcionários do local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.