Uma ação do Natal Solidário surpreendeu e emocionou os pacientes do Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, nesta terça-feira (17/12). Eles ouviram músicas temáticas e receberam presentes nos quartos.
A inciativa foi da Comissão de Humanização do hospital em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), que intermediou a doação de 180 kits de O Boticário.
“O kit tem hidratante, xampu, sabonete, protetor solar, desodorante, tudo para os pacientes que estão hospitalizados”, disse a gerente assistencial da unidade, Rosane Kraus.
Os funcionários do hospital cantavam músicas natalinas enquanto percorriam os quartos para entregar os presentes ao lado do “Papai Noel” José Ângelo Flores.
Papais Noéis
Um dos encontros de Flores foi com um “Papai Noel” aposentado, Lourivaldo Ribeiro Batista, internado para uma cirurgia de hérnia. “Me deu esperança de passar o Natal em casa”, reagiu o paciente, às lágrimas.
O pedreiro Ailton Francisco de Almeida, que se recupera de uma operação nos pulmões, também chorou com a visita. “Isso é uma coisa tão bonita”, suspirou ele, que definiu a experiência como “um encanto natalino”.
Já a paciente Roseli Bachi, de alta, estava sorridente. Internada por problemas no coração e nos pulmões, ela considerou a visita maravilhosa. “Uma alegria a mais”, afirmou.
O Papai Noel também se emocionou com os encontros e com os desejos manifestados no papel por pacientes e funcionários. “Vocês transferiram para o papel o sentimento de vocês. E eu vou levar esses sentimentos e eles vão voltar em forma de realização para cada um de vocês. Feliz Natal!”, anunciou Flores.
Concerto
Funcionários e pacientes do hospital ainda tiveram a oportunidade de assistir a um concerto temático no auditório com grupos de flauta doce da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
“O Natal ao Longo dos Séculos” foi um espetáculo fruto de pesquisa histórica de temas natalinos, com músicas do período medieval a temas clássicos, como “Noite Feliz”.
“Foi uma experiência muito importante e muito emocionante para nós. A função da universidade é justamente atender à comunidade, e poder fazer esse concerto para nós hoje foi muito gratificante”, contou a professora Tatiane Wiese.