Nesta quarta-feira (27/9), o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, documento que traça as diretrizes conjuntas para os próximos anos, será debatido em audiências públicas simultâneas nos 29 municípios da área metropolitana. A reunião da capital do Estado será na Rua da Cidadania do Cajuru. Todas têm inicío marcado para 19h.
Os debates são organizados pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), criada este ano pelo Governo do Estado para coordenador funções públicas de interesse comum no Paraná.
O secretário municipal Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da RMC) explica que esta é a primeira audiência e ressalta a importância do envolvimento de todos.
“É uma grande possibilidade de ouvirmos as comunidades sobre as demandas para um desenvolvimento sustentável, as singularidades de cada localidade e as conexões deste grande território que é e região metropolitana de Curitiba”, comentou Leverci.
Temas como uso do solo, locais para abrigar indústrias, conservação dos recursos hídricos e biodiversidade, além de serviços, farão parte dos debates. A elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é uma determinação da Lei 13.089/2015 - Estatuto da Metrópole.
Planejamento sustentável
O Plano é um instrumento legal de planejamento que define diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, com a finalidade de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.
O PDUI abrange diversas áreas, incluindo mobilidade urbana e regional, uso e ocupação do solo, meio ambiente e proteção dos mananciais de água, saneamento básico e resíduos sólidos, desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social.
ACESSE AQUI mais informações sobre o Plano.
Serviço: 1ª Audiência do PDUI-RMC
Data: quarta-feira (27/9), às 19h
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
Transmissão: https://www.youtube.com/@amep.parana