Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
8 de Março

Mulheres se fortalecem nos negócios e já são 45% dos MEIs de Curitiba

Anna Karolina Ribeiro, vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria MEI. Curitiba, 04/03/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Autonomia financeira é um dos principais propósitos das mulheres que querem abrir um negócio próprio e também um dos passos fundamentais para o caminho da equidade de gênero.

Em Curitiba, a Prefeitura, por meio do ecossistema da inovação Vale do Pinhão, tem incentivado a inserção feminina no empreendedorismo e presta auxílio para que elas tenham sucesso na empreitada, com o Programa Empreendedora Curitibana, gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Na cidade, 45% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados são mulheres, o que representa 98.185 pessoas. Uma delas é Anna Karolina Ribeiro, de 35 anos, proprietária da Agência de Babás Espaço Mamma, vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 na categoria MEI, e mãe de Gabriel, de 9 anos, e Raphael, de 5.

Carioca de nascença e enfermeira de formação, Anna sempre foi apaixonada por Curitiba. Em 2019, quando seu marido recebeu a oportunidade de abrir uma cafeteria na capital paranaense, saiu do emprego em hospital para se arriscar, ao lado dele, no empreendedorismo.

Com a chegada da pandemia, em 2020, como muitos, Anna precisou se reinventar e assim surgiu o projeto da agência, inicialmente com treinamento para babás.

“Empreender demanda bastante da gente. Quando consideramos que a maioria das mulheres brasileiras também são responsáveis pelo cuidado doméstico, entendemos como pode ser mais desafiador para o público feminino. Mas com programas de incentivo como o Empreendedora Curitibana, somos apoiadas e reconhecidas”, diz Anna Karolina.

No ano passado, com a empresa já consolidada em turmas de capacitação presenciais e online; inovando com uma plataforma de recrutamento para as famílias encontrarem profissionais de confiança para cuidar de seus filhos, Anna conheceu programa de empreendedorismo feminino do Vale do Pinhão e viu uma oportunidade de evoluir e fazer novas conexões.

Conhecimento e networking

Anna Karolina relata que o programa a ajudou a compreender melhor seu potencial e de sua empresa, somou conhecimentos sobre empreendedorismo e principalmente, ampliou seu networking. “O Empreendedora Curitibana chegou no momento perfeito, me fez refletir sobre minha jornada, valorizar meu trabalho e o que já conquistei, e também como comunicar isso para o público, como aprendei no Workshop de Pitch”, conta.

O Programa Empreendedora Curitibana é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para promover e fortalecer mulheres no empreendedorismo por meio de cursos, mentorias e capacitações.

Desde sua criação em 2018, o programa alcançou 10,9 mil mulheres de Curitiba e Região Metropolitana.

Reconhecimento

O Empreendedora Curitibana também realiza uma premiação que reconhece mulheres destaques em Microempreendedora Individual (MEI); Micro e Pequena Empresa; Ideia Empreendedora; Iniciativa de Impacto Social e Startups) e no Voto Popular.

  • CLIQUE AQUI e conheça todas as vencedoras do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023

“Quando me inscrevi, tive um certo receio de não ser bem aceita por ser de fora, mas foi completamente o oposto. Me senti acolhida e inspirada pelo ecossistema e pela rede do Vale do Pinhão. Desde então, sigo participando dos eventos sempre que posso”, fala a empreendedora.

Ela, inclusive, participa de eventos de outros programas do Vale do Pinhão, como as capacitações oferecidas pelo Curitiba Empreendedora nas Ruas da Cidadania, e destaca o Conexões Vale do Pinhão, encontro anual do ecossistema que lota o Teatro Guaíra, participação no Bom Negócio e nas mentorias como peças importantes na sua carreira.