Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Manhã especial para elas

Mulheres são recebidas com flores, música e manicure na Rua da Cidadania do Boqueirão

Quarta Cidadã das Mulheres, atividades na regional Boqueirão. Na imagem, Hélia Aparecida Calixto de Souza. Curitiba, 12/03/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Foi com muita música, distribuição de flores, esmaltação grátis de unhas e apresentação das atividades realizadas por diversos órgãos da Prefeitura que a Rua da Cidadania do Boqueirão presenteou as mulheres, na manhã desta quarta-feira (12/3), durante a edição de março da feira de serviços Quarta Cidadã.

“Já que 8 de março, Dia Internacional da Mulher, caiu num sábado, deixamos para reunir o nosso público hoje e enaltecê-las, ajudá-las a se empoderarem, serem independentes, viverem em liberdade e sem medo de andar na rua, serem felizes”, disse a chefe de gabinete da Administração Regional do Boqueirão, Maria Rassy.

Presentes e surpresa

Entre as participantes das atividades, houve quem soubesse exatamente o que ia acontecer no local e também quem chegasse para o evento ‘sem querer’. Foi o caso da aposentada Hélia Aparecida Calixto de Souza e da auxiliar de expedição Gislene Vieira Barbosa.

Moradora do Uberaba, Hélia esteve entre as alunas do Aulão de Ginástica que, ao som do repertório da Banda Lyra Curitibana, mostraram ao público como é a atividade física que fazem duas vezes por semana, no ginásio de esportes do local, com a equipe da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Depois da apresentação, subiu até o mezanino para esmaltar as unhas com a futura manicure Yasmin Keici, que vai se formar pelo Senac em abril. “Foi um belo presente. Essa semana não preciso ir no salão nem gastar”, disse.

O Senac é parceiro da Prefeitura e levou para a atividade cinco manicures. O grupo esteve sob supervisão da professora Silmara Prado da Silva, para quem a participação no evento foi uma possibilidade de interação com o público. “Está sendo uma ótima oportunidade integrativa, em que elas devolvem para a sociedade o produto da formação, sem custos, que elas estão tendo”, disse.

Boa música

Diferente da aposentada e da equipe de estética, Gislene foi à Rua da Cidadania apenas para acompanhar a irmã que foi até a agência do Sine, em busca de uma vaga de emprego. Também moradora do Uberaba, ela não costuma ir ao local e ficou encantada com o que viu. “Vou ficar aqui, ouvindo, porque está muito bonito”, justificou, referindo-se à apresentação do coral da Oficina de Canto e Seresta do Cras Vila São Pedro.

Cras é a sigla para designar o Centro de Referência da Assistência Social, um dos equipamentos da Fundação de Ação Social (FAS).

Formado por aproximadamente 20 idosos, a maioria mulheres, o coral escolheu o repertório. Entre as músicas apresentadas estavam Mocinhas da Cidade, imortalizada pela dupla de música sertaneja Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, e Anunciação, de Alceu Valença.

Também participaram do evento o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), com a unidade móvel do programa de consulta pública Fala Curitiba, e as secretarias municipais da Saúde, Educação, Defesa Social e do Meio Ambiente.