Nesta terça-feira (4/7), mulheres da Regional Bairro Novo, que fazem parte do Programa FAS para Elas, desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS), terão a oportunidade de participar de uma ação promovida pelo Clube de Trocas São Tiago.
A visita será realizada das 14h às 16h e tem como objetivo principal aproximar essas mulheres de outras formas de geração de renda por meio da Economia Popular Solidária.
As participantes do programa são atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Madre Tereza que, por meio do FAS para Elas, busca promover a descoberta de habilidades, capacitação profissional e empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Rede Pinhão
O Clube de Trocas São Tiago faz parte da Rede Pinhão, que desde 2008 reúne diversos clubes e busca o fortalecimento do movimento da Economia Solidária. O encontro mensal ocorre na Paróquia Profeta Elias, localizada no Sítio Cercado, e reúne em sua maioria mulheres idosas moradoras da região do Bairro Novo.
Durante os encontros, as mulheres seguem os princípios da Economia Solidária e realizam trocas de produtos, utensílios e artesanatos. Além da troca de bens materiais, o clube também proporciona a troca de saberes e experiências entre as participantes.
No Clube de Trocas São Tiago é utilizada uma moeda social própria, o pinhão, como forma de valorizar as transações realizadas. Essa iniciativa promove uma economia baseada em princípios de solidariedade e cooperação, estimulando a participação ativa das mulheres da Regional Bairro Novo no desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis.